Precaução

Guarda Municipal reforça segurança na Linha Verde após furtos de sinaleiros

Sinaleiro sob o viaduto do Boqueirão está apagado após ter os equipamentos furtados. Foto: Átila Alberti
Sinaleiro sob o viaduto do Boqueirão está apagado após ter os equipamentos furtados. Foto: Átila Alberti

Os recentes roubos de equipamentos de sinaleiros, em Curitiba, obrigaram a administração municipal a reorganizar agentes da Guarda Municipal para ter maior cobertura na região da Linha Verde, nos arredores dos bairros Parolin e Xaxim. Segundo informações da prefeitura, foram 27 controladores de semáforos furtados desde o início do ano, 26 deles na Linha Verde, justamente no trecho entre os dois barros.

Para o secretario municipal da Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel, esta modalidade de roubo está vivendo um auge, assim como já aconteceu com outros tipos. “Curitiba está enfrentando uma excepcionalidade, uma migração para esse tipo de crime, que até então não acontecia. Já tivemos ondas de furtos e roubos com mais intensidade em farmácias, depois no transporte coletivo, e agora com equipamentos eletrônicos que compõem os semáforos”, disse.

Além dos controladores, perto de 3 mil metros de cabos de energia semafóricos foram furtados este ano. O prejuízo ultrapassa R$ 1,5 milhão, somando, além da reposição das peças, deslocamento e horas extras aos agentes de trânsito que têm atuado nos cruzamentos para a segurança de motoristas e pedestres.

“Nosso setor de inteligência está focado 24 horas por dia buscando a identificação dos responsáveis e rondas dos guardas municipais foram intensificadas. Nossos profissionais estão deslocados especificamente para essa função das 6h20 às 20h, na Linha Verde. A Prefeitura está fazendo de tudo para minimizar os impactos para a população, resolvendo as situações no menor tempo possível”, informou a superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella.

Semáforos apagados

Nesta sexta-feira (29) nove cruzamentos estavam com semáforos apagados em razão dos crimes: Marechal Floriano com Avenida da República; Marechal Floriano com Eduardo Polak; Omílio Monteiro com Roberto Faria; Marechal Floriano com Plácido e Silva; Roberto Faria com Major Vicente de Castro; Marechal Floriano com Baltazar Carrasco dos Reis; João Soares Barcelos com Sônia Maria; BR-476 com Leonel França; e Santa Catarina com Avenida dos Estados. Os cruzamentos da BR-476 com acesso à Marechal Floriano (utilizado pelo transporte coletivo) e da BR-476 com Anne Frank tiveram equipamentos restabelecidos na quinta-feira (28/6).

Rosângela acrescenta que a compra emergencial de equipamentos para restabelecer os sinaleiros já está sendo feita, e que a previsão é que na metade de julho os problemas já estejam resolvidos. “Deve ser finalizada daqui 15 a 20 dias a contratação emergencial para repor o estoque dos controladores, respeitando o prazo legal e os trâmites burocráticos necessários para o processo”.

Bloqueio

A esquina da Linha Verde com a Rua Chanceler Osvaldo Aranha, a partir das 20h desta sexta-feira (29), será bloqueada para a reposição do semáforo. O fechamento será até às 6h20 da próxima segunda-feira (2).

Durante o fim de semana, os motoristas que estiverem na rua para cruzar a Linha Verde precisarão fazer o desvio pelas ruas Oliveira Viana, Sônia Maria e João Soares Barcelos, com retorno pela Linha Verde sentido Pinheirinho.

Componentes de semáforos são furtados e prejuízo já chega a R$ 1,5 milhão