Violência

Grávida é morta em possível acerto de contas do tráfico

Mãe de sete filhos e grávida do oitavo, a dona de casa Silvana Aparecida Gonçalves, 28 anos, foi assassinada a tiros por dois homens encapuzados, pouco antes das 21h de quarta-feira, na Rua Mendel, Jardim Campo Alto, em Colombo. O marido dela, Nazir de Souza Beira, 21, também foi baleado e morreu horas depois, no Hospital do Trabalhador. Com a morte do casal, Curitiba e região metropolitana atingem de marca de mil assassinatos no ano.

Algumas das crianças estavam na casa quando a porta foi arrombada pelos assassinos. Silvana morreu no quarto, ao lado da cama, ferida com tiro na cabeça e no braço. Nazir foi ferido na cabeça e no peito. Os brinquedos ficaram espalhados pelo chão. Na mesa de jantar, caixas de leite estavam abertas. Os quadros dos filhos, contentes, sorrindo, pendurados na parede contrastavam com a aflição de crianças que perambulavam chorosas pelo quintal, onde numa parede se lia: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?”.

Dor

Um menino e uma menina choravam com mais dor: agora são órfãos e foram poupados pelos matadores. O garoto teria presenciado o crime. Ele andava de um lado para o outro, sem saber o que fazer, passando pelos brinquedos no quintal. “Ele não vai conseguir falar”, disse um amigo. “Você viu o corpo dela?”, perguntava outro. A menina chorava baixinho. “Minha mãe, minha mãe”, dizia a criança, que foi consolada e levada para longe por uma adolescente.

De acordo com o sargento Andrade, da Polícia Militar, o endereço tinha denúncias pelo 181 – Narcodenúncia. O irmão de Nazir, porém, informou que o rapaz trabalhava num lavacar e não era fichado na polícia. “Não sei o que ele estava aprontando”, disse. Uma conhecida de Silvana contou que o oitavo filho da vítima estava a apenas um mês de nascer.