O período de festas e férias é um dos mais esperados do ano para muitas pessoas que querem viajar e aproveitar o descanso. Mas também é um momento de atenção para quem pretende alugar um imóvel para temporada, seja como locador ou locatário. Isso porque, junto com a alta demanda, cresce também o número de golpes e fraudes envolvendo a locação de imóveis.

continua após a publicidade

Segundo Jean Michel, diretor da Apolar Imóveis, rede imobiliária do sul do país, os golpistas se aproveitam da falta de conhecimento e da pressa dos consumidores para aplicar os mais diversos tipos de golpes. “Eles podem anunciar imóveis que não existem, que não estão disponíveis ou que não pertencem a eles. Eles podem cobrar valores abusivos, exigir depósitos antecipados ou falsificar documentos. Eles podem até mesmo invadir imóveis desocupados e alugá-los sem autorização dos proprietários”, alerta.

LEIA TAMBÉM:

>> Estrada mais perigosa do Brasil liga Curitiba às praias do litoral de Santa Catarina

continua após a publicidade

>> Curitiba multa empresa que usou fogos ilegais em atração de Natal no Barigui

Para evitar cair em armadilhas e ter prejuízos financeiros e emocionais, o diretor da Apolar recomenda que os interessados em alugar um imóvel para temporada procurem uma imobiliária de confiança, que tenha credibilidade no mercado e que ofereça segurança jurídica, administrativa, contrato de gestão do imóvel e autorização dos proprietários para poder administrar e alugar o imóvel. “A imobiliária é responsável por verificar a veracidade das informações, a regularidade da documentação, a qualidade do imóvel e as condições do contrato. Além disso, a imobiliária pode intermediar o pagamento, garantindo que o locador receba o valor acordado e que o locatário não seja lesado”, explica.

continua após a publicidade

Outra dica é pesquisar sobre o imóvel e o anunciante antes de fechar o negócio. “É importante conferir se as fotos e as descrições correspondem à realidade, se o endereço é exato, se há avaliações de outros clientes, se o telefone e o e-mail são válidos, se há reclamações ou denúncias na internet. Também é recomendável visitar o imóvel pessoalmente ou pedir a alguém de confiança que faça isso”, orienta.

Michel ressalta que a locação de imóveis para temporada é uma ótima opção para quem quer conforto, privacidade e economia na hora de viajar. Mas é preciso tomar cuidado para não transformar o sonho em pesadelo. “A melhor forma de se prevenir é contar com a ajuda de profissionais qualificados e experientes, que possam garantir uma locação segura, tranquila e satisfatória”, conclui.

Você já viu essas?

Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.