O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Paraná movimentou o Centro Histórico de Curitiba na manhã desta quarta-feira (10/12). Agentes cumpriram oito mandados de busca e apreensão em uma operação que investiga casos de tortura que teriam sido praticados de forma sistemática por policiais militares.
A ação, realizada pelo Núcleo de Curitiba do Gaeco, teve apoio da Corregedoria da Polícia Militar do Paraná, que acompanhou toda a operação. As diligências se concentraram em uma unidade da PM localizada no Centro Histórico da capital paranaense.
Os mandados foram expedidos pela Vara da Auditoria da Justiça Militar, que também determinou o afastamento cautelar de um dos policiais militares investigados. O afastamento é uma medida preventiva enquanto as investigações seguem em andamento.
A operação busca esclarecer denúncias sobre práticas sistemáticas de tortura dentro da corporação, um caso que tem gerado preocupação nas autoridades de segurança pública do estado.
