Desabafo

Frustrado com Bolsonaro, dono do Seba’s Bar cobra ajuda a pequenos empresários

Dono de um dos bares mais populares de Curitiba, o empresário Sebaldo Sabatke, 58 anos, o Seba, fez um apelo ao presidente Jair Bolsonaro por ajuda na pandemia do covid-19. Em vídeo postado no Facebook, o dono do Seba’s Rock Bar, tradicional point da galera roqueira no bairro Boqueirão, diz estar decepcionado com as ações do governo federal para socorrer os pequenos empresários. 

LEIA MAIS: “As pessoas não estão nem aí pra covid”, lamenta chefe de UTI lotada em Curitiba

No vídeo postado nesta sexta-feira (10), Seba diz que votou no presidente Bolsonaro, mas que está indignado com o tratamento dado pelo governo federal aos pequenos comerciantes. “Vocês vieram para endireitar o Brasil, para ser melhor do que aqueles que estavam lá. Mas estou chateado com vocês. Vocês estão defendendo os bandidos”, desabafou. 

Eu, SEBALDO SABATKE cidadão brasileiro, abandonado por meu país. __Sr Presidente! Preciso de uns trocados emprestados, me empresta?

Posted by Sebaldo Sabatke on Thursday, July 9, 2020

A principal reclamação do dono do bar é com a falta de apoio financeiro enquanto os estabelecimentos estão fechados pelo decreto estadual para conter o avanço da covid-19. O Sebas está fechado há 80 dias, trabalhando apenas com delivery.

“Por que o Banco Central autoriza os bancos a cobrar 16% de cheque especial? Eu tenho empréstimos no banco, mas os juros passam de 100%. Por que não fazem juros de 10% ao ano, pelo menos para eles poderem emprestar dinheiro? Nos ajudem, meu Deus do céu”, suplica o empresário. 

Seba’s Rock Bar está fechado desde o início da pandemia em Curitiba. Foto: Gerson Klaina / Tribuna do Paraná / Arquivo

“Eu tenho crédito para pegar o dinheiro, mas não consigo. Os mercados e a agricultura estão pegando todos os empréstimos. E nós que estamos aqui sofrendo como os donos de bar, de restaurante, de academias, de lojas em shopping?”, questiona.

Quarentena

Por fim, Seba diz que é a favor da quarentena, mas critica o tratamento dado aos pequenos comerciantes. “Eu concordo que tem que existir a quarentena. Mas ela só existe para nós, pequenos. Ninguém mais está fazendo quarentena. Como vamos aguentar?”, cobra. 

Ainda em março, poucos dias antes da pandemia ser declarada em Curitiba, a Tribuna trazia reportagem do bom momento do Seba’s Rock Bar, que chegou a apresentar 300 bandas em seu palco em 25 anos de história. Entre as pessoas que frequentaram o Seba’s, há nomes de peso, como os músicos do Nazareth. Cenário bem diferente de hoje.


A Tribuna precisa do seu apoio! 🤝

Neste cenário de pandemia por covid-19, nós intensificamos ainda mais a produção de conteúdo para garantir que você receba informações úteis e reportagens positivas, que tragam um pouco de luz em meio à crise.

Porém, o momento também trouxe queda de receitas para o nosso jornal, por isso contamos com sua ajuda para continuarmos este trabalho e construirmos juntos uma sociedade melhor. Bora ajudar?