Tragédia na rodovia

Fotos! Na BR-376, o 4º dia segue com buscas por vítimas e limpeza da pista

Foto: Albari Rosa/AEN

O novo boletim divulgado na manhã desta sexta-feira (2), pelo gabinete de crise no Centro de Operações Cidade da Polícia, que atua acompanhando os trabalhos de resgate na BR-376, informou que não vem se confirmando a possibilidade de encontrar mais veículos envolvidos na tragédia do deslizamento do km 669. Segundo o boletim, 11 veículos foram retirados do local. Cinco veículos de passeio e seis caminhões.

LEIA MAIS – VÍDEOS: Tribuna acompanha trabalho na BR-376; 11 veículos são retirados

As buscas por vítimas segue sendo realizada. Até a manhã desta sexta-feira, o total informado de pessoas envolvidas no acidente é de 14 pessoas. Seis resgatadas com vida e duas mortes.

Em reunião nesta manhã, o gabinete de crise decidiu que a Arteris, concessionária que administra o trecho, vai informar as autoridades federais competentes sobre as condições de liberação de uma ou das duas pistas. O gabinete de crise será apenas informado formalmente dos próximos passos.

>> Tudo sobre a tragédia na BR-376

Fotos: Albari Rosa/AEN e Divulgação/SESP

Já as equipes do Corpo de Bombeiros e da concessionária Arteris Litoral Sul continuam os trabalhos de remoção de material e buscas por veículos e vítimas. O trabalho não foi interrompido durante a noite.

O Corpo de Bombeiros mantém, desde o início das buscas, uma equipe especializada, com homens e cães, atuando em conjunto com o efetivo e maquinário da Arteris.

LEIA TAMBÉM:

>> Segunda vítima do deslizamento da BR-376 tem identidade confirmada

>> Operação com maquinário diminui e busca por vítimas é feita com cães na BR-376

Limpeza da pista

Após a remoção de massa terrosa na pista norte, concluída nesta quinta-feira (1.°), os trabalhos de desobstrução da pista sentido sul continuam intensos. Com a condição atmosférica permanecendo favorável, ou seja, com pouca chuva, os trabalhos terão evolução mais adiantada. A operação ainda é sensível e os riscos de novos deslizamentos continuam sendo monitorados.

Na tarde de quinta-feira, quarto dia de trabalhos no local, a chuva começou a cair por volta das 15h. Mesmo assim, o serviço não foi interrompido e já era possível ver as máquinas trabalhando na recomposição do asfalto de alguns trechos da pista.

Vítimas

De acordo com o boletim divulgado, a Polícia Científica segue fazendo busca ativa a partir das ligações recebidas, inclusive em hospitais e em parceria com autoridades de Santa Catarina. Algumas informações coletadas não estão relacionadas ao contexto do deslizamento. Outras, que estavam em passagem pela BR-376 no momento do incidente, foram localizadas e as famílias foram informadas.

LEIA MAIS – Caminhoneiro sobrevive ao deslizamento na BR-376 e se emociona ao reencontrar seu caminhão

Gabinete de crise

A Arteris participou da reunião desta sexta-feira e disse que as equipes da empresa que trabalham em outros trechos foram deslocadas para o local para correção de todos os pontos com problemas na pista de rolamento. A Arteris ainda informou que foram identificados 14 pontos com pequenos e médios deslizamentos de terra em outros locais da BR-376. Geólogos da empresa já passaram nesses pontos e iniciaram os projetos de correção. A empresa fará patrulha diária.

LEIA AINDA – “Tô vivo, mas no meio da terra”, vídeo de sobrevivente na BR-376 emociona

Apoio

A Defesa Civil Estadual, com toda a sua estrutura, está dando todo o apoio nas operações, bem como nas situações consequentes do evento. Além disso, as forças estão atuando em apoio às demais famílias desabrigadas no Paraná, com transporte de mantimentos e insumos médicos.

O Simepar também tem monitorado constantemente as condições climáticas da região, informando com frequência a equipe de trabalho, o que é crucial para a projeção e evolução dos trabalhos.

VÍDEO – Impressionante! Imagem aérea mostra destruição após deslizamento na BR-376

Já a Polícia Rodoviária Federal (PRF) continua atuando na garantia da segurança das equipes, possibilitando a agilidade do serviço no local da ocorrência. A PRF reforçou para a Tribuna, na quinta-feira, que as informações sobre o andamento dos trabalhos está sendo compartilhada constantemente via Twitter da corporação.

A Polícia Militar do Paraná (PM) tem atuado com máximo empenho através das equipes do 9º BPM (Litoral) e 17º BPM (São José dos Pinhais). A Diretoria de Desenvolvimento de Tecnologia e Qualidade da Corporação estabeleceu a comunicação entre todas as áreas, além do Batalhão de Operações Aéreas-BPMOA, que apoiou com drones, e transportes aéreos.

Pessoas desaparecidas

Familiares e amigos de pessoas que possam ter desaparecido nesse local podem entrar em contato com a Central de Atendimento disponibilizada pela Polícia Científica, pelo telefone (41) 3361-7242. O serviço é 24 horas. Além disso, outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelos telefones da Centro de Operações Cidade da Polícia 0800-282-8082.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.