Uma explosão na empresa Enaex Brasil, antiga Britanite, localizada no quilômetro 1 da BR-116 (Rodovia Régis Bittencourt), em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba, mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros na manhã desta terça-feira (12). Uma onda de choque gerada pela explosão na fábrica danificou diversas casas vizinhas,
O estouro ocorreu pouco depois das 5h30 e as primeiras informações de solicitantes apontam a possibilidade de 15 vítimas no local, o que ainda será apurado pelas equipes de resgate. Segundo os bombeiros são sete pessoas desaparecidas.
>> Atualização! Explosão na empresa Enaex deixa 6 homens e 3 mulheres desaparecidos
De acordo com informações apresentadas no telejornal Bom Dia Paraná, da RPC TV, a explosão não provocou incêndio. Moradores relatam ter visto fumaça no momento do estouro. O local da explosão já foi evacuado.


Equipes permanecem no local para verificar a quantidade de vítimas e apurar as causas do incidente. A empresa trabalha com turnos em escalas 24 horas, portanto, pessoas estavam na fábrica no momento da explosão.
Segundo o Corpo de Bombeiros, A informação no local de atendimento é que trata-se de uma área com bastante material explosivo. Há pessoas ainda na área onde ocorreu a explosão e os bombeiros seguem verificando as condições de segurança para fazer as ações. “Realmente o risco é muito grande”, disse a capitã Luisiana.
A concessionária Arteris Sul Litoral, responsável pelo trecho, informou que o tráfego segue normal nos dois sentidos da rodovia. Técnicos da empresa também acompanham a ocorrência.
>> Veja aqui imagens de como ficou o epicentro da explosão
Fábrica de explosivos já teve outras explosões no passado
A Enaex Britanite é uma companhia paranaense que atua no desmonte de rochas e na produção de explosivos. O barulho foi ouvido em bairros próximos e em cidades vizinhas, como Piraquara e Campina Grande do Sul. Em 2004, uma explosão no local deixou quatro pessoas mortas.
Entenda o caso
A explosão atingiu a empresa Enaex Brasil (antiga Britanite), localizada no quilômetro 1 da BR-116 (Rodovia Régis Bittencourt), em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba, na manhã desta terça-feira (12), pouco depois das 5h30. O incidente mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros, que constataram 9 desaparecidos. Embora não tenha havido incêndio, moradores relataram ter visto fumaça no momento da explosão. A área foi evacuada e os bombeiros seguem no local mapeando vítimas e avaliando a segurança da zona, considerada de alto risco devido à presença de material explosivo.
Enaex Brasil, antiga Britanite
A Enaex Brasil, especializada na produção de explosivos e desmonte de rochas, opera em regime de turno 24 horas — o que explica a presença de pessoas no momento da tragédia. Vale lembrar que, em 2004, uma explosão anterior na fábrica resultou na morte de duas pessoas.
Manda pra Tribuna!
Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉



