Ferrou!

Estoque de combustíveis zera em quase uma centena de cidades do Paraná

Tá acabando tudo! Foto: Hamilton Bruschz / Tribuna do Paraná

A maioria dos postos de combustível de Curitiba estão sem gasolina, etanol e diesel no quarto dia de protesto dos caminhoneiros. O desabastecimento acontece pelo bloqueio feito pelos manifestantes na saída das refinarias de Araucária, o que impede a saída dos caminhões-tanque das distribuidoras, causando o problema em toda a Grande Curitiba. De acordo com o Sindicombustíveis, dos 350 postos da cidade, a maioria está com o estoque vazio.

Segundo nota enviada à imprensa no início da noite, alguns caminhões têm conseguido furar os bloqueios eventualmente e, por isso, não há como precisar números de postos que permanecem atendendo em Curitiba. Em ação contrária, os organizadores das manifestações têm escalado motoboys para cercarem os “furões” e impedir a distribuição.

Na Região Metropolitana, Itaperuçu e Rio Branco do Sul estão sem combustível e caminho para a mesma situação Pinhais, Colombo, Quatro Barras e Campina Grande do Sul.

Em algumas cidades do interior não há uma gota sequer de combustíveis nos postos. Em Londrina, os 100 postos da cidade estão sem estoques de álcool e gasolina. No final desta tarde restavam algumas poucas opções com diesel. Foz do Iguaçu e pelo menos oito municípios da região apresentam falta total de gasolina e etanol nos postos.

Os municípios próximos que também estão sem abastecimento são Medianeira, Matelândia, Santa Helena do Iguaçu, Itaipulândia, Santa Terezinha do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu, Céu Azul e Missal. Estes municípios juntos somam 126 postos (56 em Foz do Iguaçu).

Em Maringá, poucos dos 80 postos da cidade ainda tinham gasolina e etanol e a expectativa era de que tudo fosse esgotado até o final da noite desta quinta.

Guarapuava está completamente sem combustível – nem diesel, álcool ou gasolina, assim como o litoral do Paraná e Ponta Grossa.

Em Cascavel, no começo da tarde: gasolina comum já está totalmente esgotada na região central da cidade. Dos 80 postos da cidade, apenas uma pequena parcela ainda tinha etanol e gasolina aditivada.  União da Vitória escassez completa de etanol e gasolina.

Na nota o sindicato cobrou atitude do governo. “A situação segue cada vez mais grave em todo o estado. Se o governo federal não agir, é iminente o risco de uma interrupção total no abastecimento. O governo segue atuando com grande letargia, muitas cidades já estão com desabastecimento total ou perto disso”.

Voltar ao topo