Ajuda boa!

Empresa doa curativos para vítimas de explosão em apartamento

Pensando numa forma de ajudar as três vítimas da explosão, que aconteceu num apartamento do bairro Água Verde, em Curitiba, uma empresa paranaense doou a membrana que ajuda na recuperação e regeneração da pele que produz. Os produtos, que ajudam principalmente na redução da dor das vítimas, foram entregues nesta terça-feira (2) e já devem ser usados.

Segundo o médico que acompanha as três vítimas, Marcelus Nigro, os três continuam com o mesmo estado clínico, informado anteriormente. Gabriel Araújo, que teve 30% do corpo queimado, está um pouco melhor. “Retiramos o tecido das queimaduras e colocamos a membrana para ajudar na recuperação. Teve uma queimadura extensa, mas continua no quarto e evolui bem”.

+Leia mais: Saiba como funciona equipamento que pode ter causado explosão de apartamento

Foto: Felipe Rosa/Tribuna do Paraná.
Foto: Felipe Rosa/Tribuna do Paraná.

Já Raquel Lamb (que teve 55% de queimaduras), esposa de Gabriel, continua na UTI. “Tem um quadro estável, grave, mas com previsão de que nos próximos dias comecemos a tentar tirar a intubação, mas continua recebendo todos os atendimentos na UTI e agora vamos começar a usar as membranas nela também”, detalhou o médico. No caso do aplicador Caio Santos (com 65% do corpo ferido), embora tenha sofrido mais queimaduras que as outras vítimas e continue na UTI, a recuperação também tem sido positiva.

A doação das membranas, segundo o médico, facilita na dinamização do tempo. “O hospital costuma ter essa membrana disponível, mas usamos quando o plano de saúde ou o SUS liberam. Nem sempre este processo é rápido, por isso que, com a doação, podemos usar no que for mais urgente, enquanto vem a liberação das operadoras de saúde”, explicou Marcelus Nigro, que é o responsável pelo setor de queimados do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie.

As membranas são importantes na recuperação de queimaduras de primeiro a segundo grau profundo. “Além de ajudar, e muito, no alívio da dor, ela também faz com que não se formem secreções e a pele se regenera mais rápido. Já em feridas mais profundas, como terceiro grau, por exemplo, o curativo auxilia no preparo do leito para receber o enxerto depois”, detalhou o médico.

Foto: Felipe Rosa/Tribuna do Paraná.
Foto: Felipe Rosa/Tribuna do Paraná.

Doação paranaense

A empresa doadora da membrana é a Vuelo Pharma, especializada na produção deste curativo. “O produto é paranaense e temos uma parceria com o Evangélico há anos, então sempre que pudermos ajudar, estaremos disponíveis”, comentou Ulisses Ritter, representante que entregou os curativos ao hospital e que explicou que já foram feitas outras doações, em outros casos, sempre que se percebe a necessidade.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Foto: Felipe Rosa/Tribuna do Paraná.
Foto: Felipe Rosa/Tribuna do Paraná.

Feita de celulose cristalina, a membrana foi criada para substituir, temporariamente, a pele, aliviando imediatamente a dor. O curativo é utilizado em lesões sem exsudato (secreção) e faz com que o processo de cicatrização seja mais rápido. “O lado positivo da membrana é que ela não tem nenhuma possibilidade de irritação alérgica, o que faz com que possa ser usada de um recém-nascido até um idoso”.

Denominada de Membracel, a película curativa serve não só para queimaduras, mas também para pequenas lesões e até mesmo para ajudar na recuperação de pacientes que têm epidermólise bolhosa, uma doença sem cura e que causa bolhas na pele. O produto pode ser comprado pela internet e pode ser usado em casa.

Impermeabilização de sofá nunca deveria ser feita dentro de residências, dizem bombeiros