Dias difíceis

Em cama de papelão e com fogão improvisado, casal “mora” há três dias na Praça do Japão

Casal busca por emprego e melhor condição para o filho que está por vir. Eles estão acampados na Praça do Japão, em Curitiba. Foto: Eduardo Matysiak / Futurapress / Folhapress

Um casal de moradores em situação de rua vive há pelo menos três dias na Praça do Japão, um dos cartões postais de Curitiba, no limite entre os bairros Batel e Água Verde. O casal e outras três pessoas que também buscaram abrigo no local ocupam o espaço por não terem onde ir. Barraca, cama de papelão e até uma cozinha improvisada foram levadas para a praça

O homem, que aparenta ter uns 40 anos, diz que busca uma vida mais digna e que precisa de um emprego para prover o próprio sustento e o da esposa e filho que está por vir. A mulher, que em tese teria onde ficar, por amor, resolveu ficar com o companheiro. Próximo a eles, outras três pessoas também fazem da praça seu lar temporário.

+ Leia mais: Dinheiro esquecido em bancos começa a ser transferido nesta segunda-feira (07)

Moradores e comerciantes passam desconfiados pelo local, mas ninguém quis comentar a situação. Alguns, inclusive, prestam auxílio aos moradores de rua, dando-lhes comida e café diariamente. Segundo o homem ouvido pela Tribuna, a Fundação de Ação Social (FAS) ainda não passou pelo local. Ele disse que aceitará qualquer tipo de ajuda que a instituição municipal oferecer.

E aí, Prefs?

A Fundação de Ação Social (FAS) informou à reportagem que esteve na Praça do Japão na noite deste domingo (6) para fazer abordagem social a pessoas que estavam em situação de rua. A abordagem foi acionada a partir de uma solicitação feita por uma pessoa, às 19h45, por telefone.

A equipe da Central de Encaminhamento Social 24 Horas esteve no local e encontrou apenas um rapaz (F.J.M.) que não aceitou acolhimento e deixou a praça. Em conversa com a equipe de educadores sociais, esse mesmo rapaz informou que minutos antes, um casal e outro homem, também estavam na praça, mas saíram do local. A FAS retornou à Praça do Japão na manhã desta segunda-feira (7) e não encontrou nenhuma pessoa em situação de rua.

+ Veja mais: Chuva em Curitiba! Capital está em alerta laranja de temporal

A FAS possui equipes de abordagem social que percorrem a cidade, 24 horas por dia, sete dias na semana, para atender pessoas que estejam em situação de rua. Durante as abordagens são oferecidos serviços, como de acolhimento, em unidades do município. O trabalho é feito também com base em solicitações que chegam à Central 156, feitas pela população ou pela própria pessoa que precisa de ajuda.

Veja os locais de atendimento locais de atendimento da FAS.

Foto: Eduardo Matysiak / Futurapress / Folhapress