Peixes foram encontrados mortos no Rio Miringuava, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), na última sexta-feira (29). A situação foi denunciada por moradores de uma comunidade local e mobilizou equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, da Guarda Municipal Ambiental de São José dos Pinhais e da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente. A quantidade de peixes mortos era significativa e chamou atenção.

continua após a publicidade

A situação ainda está sendo investigada. De acordo com informações do delegado Guilherme Dias, divulgadas nesta segunda-feira (01), a polícia já identificou que a poluição no rio foi causada por um frigorífico que fica próximo da água.

LEIA TAMBÉM:

>> Contorno Sul tem acidente gravíssimo com morte e carro esmagado entre caminhões; Vídeo!

continua após a publicidade

>> Carro é flagrado a quase 200 km/h na BR-277 em Curitiba; veja outros abusos de velocidade

Conforme Dias, em uma visita ao local, a equipe de investigação e peritos do Instituto de Criminalística analisaram a causa da poluição do rio que banha o município da RMC.

continua após a publicidade

“Nós já sabemos preliminarmente que essa poluição parte de um frigorífico que fica às margens do rio. Então nossa equipe de investigação está lá com os peritos examinando a forma como é realizado o descarte de resíduos sólidos por esse frigorífico e examinando as máquinas para tentar identificar o que aconteceu, se foi um descarte de metais pesados, de produtos químicos ou só o excesso de descarte de material orgânico”, comentou o delegado responsável pelo caso.

Prefeitura esclarece irregularidades

Equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) de São José dos Pinhais também estiveram no local desde a última sexta-feira (29). Por meio de nota a prefeitura informou irregularidades por parte da empresa envolvida no despejo dos dejetos.

Além disso, a SEMMA também confirmou que o frigorífico foi notificado sobre a situação e responsabilizado pela limpeza do rio. Leia a nota na íntegra:

“Durante a inspeção, as equipes constataram que uma falha na estação de tratamento de uma empresa local resultou no despejo de efluentes não tratados no Rio Miringuava. Assim que a irregularidade foi identificada, a empresa cessou imediatamente o descarte e, seguindo as diretrizes dos técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), deu início à limpeza da área afetada por meio de uma empresa especializada e devidamente certificada para essa finalidade.

Um processo administrativo foi instaurado com base no Boletim de Ocorrência registrado durante a inspeção. A empresa foi notificada para comprovar a conclusão da limpeza e também para apresentar um Plano de Ação abrangente visando a total recuperação dos danos ambientais causados. Além disso, a empresa deve detalhar as medidas preventivas já implementadas para evitar futuras ocorrências, bem como fornecer outras informações consideradas pertinentes, sem prejuízo da devida autuação ambiental.

A Prefeitura de São José dos Pinhais reitera seu compromisso na preservação e conservação do meio ambiente de nossa cidade.”

A limpeza do Rio Miringuava foi realizada e os peixes mortos foram retirados do local.

Você já viu essas?

Perigo constante!

Avenida de Curitiba vira pista de corrida e população cobra lombada; Vídeo mostra acidente

Caçador de boteco!

Bisavô dos bares de Curitiba quer se tornar o mais antigo do Paraná após fim do Stuart

Em março

Shopping de Curitiba inaugura novas lojas e restaurantes; confira as novidades


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.