O Paraná ganhou dois novos voos nacionais nesta segunda-feira (27/10). As novas rotas incluem voos diários de Foz do Iguaçu para Brasília, além de uma ligação direta de Curitiba ao Rio de Janeiro, ambos operados pela Latam. No domingo (26/10), a Azul também iniciou um novo trajeto entre Foz do Iguaçu e o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
O voo para Brasília parte diariamente do Aeroporto Internacional das Cataratas, em Foz do Iguaçu, às 17h15, com tempo médio de viagem de duas horas. No sentido contrário, a aeronave decola da capital federal às 8h25. A rota é operada com aviões Airbus A320 e A321, que oferecem entre 174 e 216 lugares, incluindo a classe Premium Economy.
Segundo a Latam, a nova frequência amplia o acesso do Paraná à malha nacional e facilita conexões com destinos internacionais, já que Brasília funciona como um dos principais hubs da empresa.
A Azul, por sua vez, inaugurou uma nova ligação entre Foz do Iguaçu e São Paulo (Congonhas), com dois voos diários em cada direção. As operações são realizadas com aeronaves Embraer E2, configuradas para até 136 passageiros.
O objetivo da companhia é fortalecer a presença no aeroporto paulistano e atender à crescente demanda de viagens de lazer. Com a proximidade do verão e o aumento do fluxo turístico em direção às Cataratas do Iguaçu, a rota integra o plano de expansão da alta temporada 2025/2026, que prevê 3,6 mil voos extras em todo o país. Confira, abaixo, os horários dos voos:
- Congonhas com destino a Foz do Iguaçu: saídas às 7h25 e às 12h05, de segunda a sexta; às 7h10 e às 12h05, aos sábados; e às 6h30 e às 11h25, aos domingos;
- Foz do Iguaçu com destino a Congonhas: saídas às 9h55 e às 14h45, de segunda a sexta; às 9h50 e às 15h, aos sábados; e às 9h e às 13h55, aos domingos.
A capital paranaense também ganhou reforço na malha aérea. No Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, a Latam passou a operar dois novos voos diários para o Rio de Janeiro (Galeão), com partidas às 5h10 e 9h35. No sentido inverso, os voos saem às 7h40 e 22h50.
A rota deve atender tanto passageiros a negócios quanto turistas, movimentando cerca de 4 mil viajantes por semana entre embarques e desembarques. Com o acréscimo das novas frequências, o aeroporto passa a oferecer nove voos diários para a capital fluminense, sendo quatro operados pela Gol, três pela Azul e dois pela Latam.
Paraná na rota do turismo nacional
O governador Ratinho Junior destacou que a ampliação das rotas fortalece o setor turístico e facilita o deslocamento de investidores e empresas para o Paraná. “Trabalhamos com a Latam e outras companhias para ampliar a malha aeroviária do Estado, o que é importante para a economia paranaense e para nossa integração com o restante do país”, afirmou.
Foz do Iguaçu é um dos principais destinos turísticos do Brasil e da América do Sul. Com a recente ampliação da pista do Aeroporto Internacional das Cataratas, homologada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a cidade passou a receber aeronaves maiores e está habilitada para operar rotas mais longas. Segundo o governo estadual, as melhorias estruturais devem aumentar o fluxo turístico e atrair novas operações.
Novo voo internacional em breve
Ratinho Junior também adiantou que o Paraná deve ganhar, em breve, mais uma conexão internacional com destino à Europa. Atualmente, o estado conta com sete rotas diretas para o exterior. Do Aeroporto Internacional Afonso Pena partem voos para Buenos Aires (Argentina), Santiago (Chile) — com duas frequências —, Lima (Peru), Assunção (Paraguai) e Montevidéu (Uruguai).
Já Foz do Iguaçu opera voos diretos para Santiago. A nova operação, que deve partir de Curitiba, deve ser anunciada oficialmente em novembro.
Manda pra Tribuna!
Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉
