A partir desta quarta

Curitiba vacina quem tem entre 50 e 59 anos com bivalente anticovid e contra a gripe

Vacinação contra a covid-19. Foto: Daniel Castellano / SMCS

Tem entre 50 e 59 anos de idade? Então, você já pode se vacinar! A partir desta quarta-feira (26), a Secretaria Municipal da Saúde amplia a oferta da vacina bivalente anticovid e do imunizante contra a gripe para os moradores de Curitiba desta faixa etária, que somam 234 mil pessoas.

LEIA MAIS – Noite do Terror: Assaltantes levam joias e provocam pânico em shopping de Curitiba; Vídeo!

Na segunda-feira (24), o Ministério da Saúde divulgou nota técnica ampliando o público da vacina anticovid bivalente para pessoas com 18 anos ou mais, mas a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba decidiu convocar os novos públicos de forma escalonada, visto que a estimativa de população entre 18 e 59 anos é de cerca de 1 milhão de pessoas. Veja onde se vacinar.

A decisão de ampliar a oferta levou em consideração a baixa procura pelas vacinas do público prioritário definido pelo Ministério da Saúde, as quedas de temperatura frequentes em Curitiba e a necessidade de proteger um maior número de pessoas contra as duas doenças.

LEIA AINDA – Médica de Campo Largo, Amanda é campeã do BBB 23 e fatura maior prêmio da história do reality

“É preciso reforçar à população que as vacinas são a melhor forma de evitar o adoecimento por várias doenças”, diz a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.

Ela lembra que a vacina anticovid, por exemplo, não garante imunidade permanente, por isso as doses de reforço são necessárias, como é o caso da bivalente, que protege também contra as novas variantes do coronavírus.

Vacinas podem ser aplicadas juntas

As duas vacinas (contra a gripe e contra a covid-19) podem ser aplicadas juntas. Não há necessidade de intervalo entre elas. Para se vacinar, além de ser morador de Curitiba, é preciso apresentar documento de identificação com foto.

VIU ESSA? Sacolão da Praça Rui Barbosa, em Curitiba, vai triplicar de tamanho

Para aplicação da vacina bivalente, é necessário ter recebido pelo menos duas doses da vacina anticovid anteriormente e respeitar o intervalo de 120 dias desde a última aplicação.

Os imunizantes estão disponíveis em 107 unidades de saúde. Confira os horários de funcionamento e endereços no site Imuniza Já Curitiba.

A SMS orienta a população convocada para que, na medida do possível, evite buscar a vacinação nas unidades mais centrais, cujo movimento é maior, e priorize as demais.

Vacina contra a gripe

A vacina contra a gripe oferecida pelo SUS é trivalente e protege contra a cepa da influenza B, influenza A H1N1 e influenza A H3N2 (que causou o surto mais recente de gripe no último ano). A vacina é contraindicada para menores de 6 meses e para pessoas que tiveram reação anafilática grave em doses anteriores.

Desde o início da campanha de vacinação contra a gripe em Curitiba, em 29 de março, foram aplicadas 147.404 doses do imunizante, o que corresponde a cerca 21% do público prioritário elegível. (Veja quais são os públicos abaixo)

Já a vacina anticovid bivalente foi aplicada em 168.594 pessoas desde o início da campanha, em 27 de fevereiro, sendo que o público prioritário para receber o imunizante mais atualizado contra o coronavírus é de 567.229 pessoas, ou seja, apenas 29,7 % do total. 

Vacina anticovid bivalente

Para receber a vacina bivalente anticovid é necessário, além de se enquadrar nos critérios de convocação do público, ter tomado ao menos duas doses da vacina anticovid anteriormente e ter no mínimo 120 dias de intervalo desde a última aplicação.

A vacina bivalente é a segunda geração do imunizante, porque possui em sua composição a cepa original e subvariantes da Ômicron, que têm registrado maior circulação nos últimos meses. Assim, a nova dose de reforço traz mais uma camada de proteção para a população vulnerável.

Orientações

Pessoas que tiveram covid-19 devem aguardar pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas para se vacinar. No caso de pessoas que tiveram outras doenças, a orientação é que aguardem a ausência de sintomas.

As pessoas que fazem parte do público prioritário já convocado para as duas campanhas podem procurar uma das 107 unidades de saúde da capital para se vacinar. A convocação de novos públicos vai depender do recebimento de novas doses dos imunizantes, distribuídas pelo Ministério da Saúde.

Público já convocado para se vacinar contra a gripe

•    Pessoas com 60 anos ou mais
•    Crianças com 6 meses a menores de 6 anos
•    Trabalhadores de saúde
•    Acamados (aplicação na residência)
•    Indígenas (pelo Distrito Sanitário Tatuquara e equipes do Consultório na Rua)
•    Moradores e trabalhadores de instituições de longa permanência (aplicação na residência)
•    Gestantes e puérperas (mulheres que passaram por parto há até 45 dias)
•    Pessoas com comorbidades
•    Profissionais da educação
•    Pessoas com deficiência permanente
•    Caminhoneiros
•    Trabalhadores do transporte coletivo
•    Forças armadas, de segurança e salvamento  
 
Público já convocado para a vacina bivalente anticovid em Curitiba

•    Pessoas com 60 anos completos ou mais
•    Imunossuprimidos com 12 anos ou mais
•    Gestantes e puérperas com 12 anos ou mais
•    Pessoas com deficiência permanente com 12 anos ou mais
•    Acamados com 12 anos ou mais (aplicação na residência)
•    Moradores e trabalhadores de instituições de longa permanência (aplicação na residência)
•    Indígenas (pelo Distrito Sanitário Tatuquara e equipes do Consultório na Rua)
•    Pessoas com comorbidades

Você já viu essas?

“Quase me bateu na cara”, denuncia cobrador ameaçado por passageira em Curitiba
Constrangedor!

“Quase me bateu na cara”, denuncia cobrador ameaçado por passageira em Curitiba

Conheça seis receitas fáceis de geladinho gourmet para vender
Doce de verão

Conheça seis receitas fáceis de geladinho gourmet para vender

Mega fábrica da Electrolux começa a ser construída na região de Curitiba
Investimentos!

Mega fábrica da Electrolux começa a ser construída na região de Curitiba

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.