Pelo terceiro dia consecutivo, Curitiba e o restante do Paraná estão sob alerta laranja de temporal. Nos últimos dias o temporal causou estragos em Curitiba e deixou muita gente com problemas.

continua após a publicidade

+Relembre! Temporal em Curitiba inunda UTI neonatal e bebês são retirados às pressas

Segundo o Simepar, a chuva chega por volta do meio dia e segue ao longo de sábado. As temperaturas nesta sexta-feira (20) ficam entre os 15 e 20 graus. No final de semana a previsão é de muita chuva e temperaturas entre os 10 e 17 graus. “O eixo da frente fria oscila sobre o Paraná e as áreas de instabilidade devem ser observadas sobre todas as regiões, inclusive com ocorrência de raios”, disse o meteorologista Cezar Duquia, do Simepar.

+Viu essa? Churrascaria fica completamente destruída após chuva de granizo na Grande Curitiba

O que é alerta laranja?

continua após a publicidade

O alerta laranja emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia engloba chuva entre 30 e 60 mm/h, ventos intensos (60-100 Km/h) e queda de granizo. Há ainda risco de corte de energia elétrica queda de árvores e de alagamentos.

Os alertar são divididos em uma escala de cores que vai do Verde, o mais fraco, amarelo, laranja e vermelho, o mais grave.

O que fazer em caso de temporal?

continua após a publicidade

Quem precisar comunicar a prefeitura de Curitiba sobre a queda de árvores deve utilizar o telefone 156 da Central de Atendimento ao Cidadão ou pelo site. O atendimento acontece por ordem de chamada e também de acordo com a gravidade da situação relatada.

A orientação da Defesa Civil é de evitar sair de casa durante uma tempestade. Se a pessoa estiver na rua, evitar se abrigar embaixo de árvores e de estruturas metálicas, uma vez que Curitiba tem registrado grande incidência de raios.

Outras situações decorrentes de chuvas ou temporais podem ser atendidas pelo Corpo de Bombeiros (193) e pela Copel.

“Por um lado é um alívio, mas a gente precisa ver justiça”, diz pai de Rachel Genofre