Temporal!

Chuva em Curitiba inunda UTI neonatal e bebês são retirados às pressas

A forte chuva que atingiu Curitiba nesta quarta-feira (18) alagou parte da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal, do Hospital Nossa Senhora das Graças, no bairro Mercês, em Curitiba. Um vídeo que circula pelas redes sociais mostra os momentos de pânico de funcionários durante o temporal.

+Viu essa? Tempestade com granizo e ventos fortes deixa destruição em shopping

O trabalho de enfermeiros e médicos precisou ser paralisado para evitar que a água atingisse as incubadoras e berços que ficam os recém-nascidos.  O piso da Neonatal ficou completamente alagado e os funcionários tiveram que superar esta dificuldade para se locomover e ajudar a minimizar os problemas.

Ao todo, são 10 leitos com equipamentos que proporcionam a um prematuro um ambiente termoneutro e controlado pelos fatores de ar, umidade e temperatura.

+Leia mais! Árvores caídas, destelhamentos e alagamentos. Curitiba sofre com temporal!

Em nota oficial, o hospital informou que uma das calhas da cobertura não aguentou a pressão e volume de água e gelo, acabando por romper-se, sendo necessário evacuar parte da UTI Neonatal, que se divide em duas áreas distintas. “De imediato foi acionada a equipe de brigadistas da Instituição, e os bebês que estavam na unidade atingida foram prontamente transferidos pela equipe médica e de enfermagem para outra unidade da UTI Neonatal e para a UTI Cardíaca. Apesar do ocorrido, os bebês não foram diretamente atingidos pela água, e não houve qualquer descontinuidade de cuidados intensivos”, disse o hospital em nota.

Nesta manhã a equipe médica avalia todos os casos para decidir sobre a necessidade de transferência dos pacientes. Já foram reservados leitos de UTI em outros hospitais, visando eventual transferência.

A calha foi consertada ainda na noite de quarta-feira e o hospital lamentou o ocorrido. “Mesmo com todos os esforços nas manutenções preventivas do prédio, incluindo as calhas, infelizmente, foi um caso de calamidade na cidade. As equipes multidisciplinares e diretoria atuaram presencialmente com segurança, seguindo plano de contingência da Instituição”, disse o hospital.

Foto: Reprodução.
Foto: Reprodução.

Golpe com plano de saúde é alvo de operação em nove bairros de Curitiba

 

 

Voltar ao topo