Coronavírus

Curitiba segue com altíssima média de novos casos diários da covid-19

Curitiba registrou nesta segunda-feira (23), 1.339 novos casos de covid-19 e dez óbitos de moradores da cidade infectados pelo novo coronavírus, conforme boletim da Secretaria Municipal da Saúde. Os números vem no dia em que a secretária da Saúde, Marcia Huçulak, pôs na conta dos jovens boa parte do aumento dos casos da doença em Curitiba.

Enquanto a bandeira de restrições de atividades não essenciais continua amarela, hospitais de toda a região atingem o limite de atendimento e interrompem auxílio a casos não relacionados à covid-19.

+ Leia mais: Dois cães de Curitiba testam positivo pra coronavírus e têm sintomas específicos

Seis desses óbitos ocorreram nas últimas 48 horas. As novas vítimas são sete homens e três mulheres, com idades entre 55 e 89 anos, que estavam internados. Duas pessoas que foram a óbito não tinham fator de risco para complicações da covid-19.

Até agora são 1.638 mortes na cidade provocadas pela doença neste período de pandemia. Com os novos casos confirmados, 69.142 moradores de Curitiba testaram positivo para a covid-19 desde o início da pandemia, dos quais 56.272 estão liberados do isolamento e sem sintomas da doença.

São 11.232 casos ativos na cidade, correspondentes ao número de pessoas com potencial de transmissão do vírus.

+ Veja também: Recém eleito, vereador de Curitiba é flagrado pichando toldo de mercado em protesto

UTIs do SUS

Nesta segunda-feira a taxa de ocupação dos 324 leitos SUS exclusivos para covid-19 está em 89%. Todos os pacientes que são internados com quadro de síndrome respiratória aguda grave vão para os leitos exclusivos covid-19 e não apenas os casos confirmados da doença. No momento restam 37 leitos livres.