Transferência

Curitiba quer doar terreno avaliado em R$ 2,3 milhões ao Paraná; entenda

Prédio do Corpo de Bombeiros no Cajuru
Foto: Divulgação | Corpo de Bombeiros

A Prefeitura de Curitiba pretende transferir ao Paraná o terreno ocupado pelo Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost), localizado no bairro Cajuru, atualmente sob gestão do Corpo de Bombeiros. O projeto de lei que trata da doação foi encaminhado à Câmara Municipal de Curitiba (CMC) e ainda aguarda análise das comissões temáticas.

O objetivo da transferência, que envolve uma área de 1.550 m², é regularizar a situação do imóvel e possibilitar melhorias na estrutura existente. A proposta prevê deixar todas as despesas de escritura e registro a cargo do estado, que passará a ser oficialmente responsável pelo terreno, avaliado em R$ 2,327 milhões segundo laudo de dezembro de 2024. O local abriga a unidade do Gost, responsável por atendimentos de resgate e combate a incêndios na cidade.

>>> Especial EDUCAÇÃO: A importância dos professores e de uma educação de qualidade. Projetos que deram certo, números animadores e grandes desafios. Leia os conteúdos no nosso especial!

Segundo a prefeitura, o terreno vem sendo utilizado pelo Governo do Paraná há 17 anos, por meio do Decreto 200/2008, mas a titularidade ainda pertence ao município. A doação permitirá que a unidade seja regularizada e conte com infraestrutura aprimorada.

A matrícula do terreno já foi regularizada para fins de doação, de acordo com a Secretaria Municipal de Administração e Tecnologia da Informação (Smati). O projeto de lei também destaca que não há interesse da Secretaria do Meio Ambiente nem do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) em destinar o lote para áreas de lazer, conservação ou outros equipamentos sociais, pois não existe outro uso público previsto além do atual.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna