Perigo??

Curitiba pode proibir plantas tóxicas em locais públicos após caso comovente em MG

Imagem mostra uma planta tóxica em Curitiba
Foto: Arquivo/Átila Alberti/Tribuna do Paraná.

O debate sobre plantas tóxicas em espaços públicos de Curitiba ganhou força após um caso que comoveu o país: a morte do cão Pudim, que ingeriu folhas de “espirradeira” em um parque de Belo Horizonte, conforme noticiado pelo jornal O Tempo. Recentemente, um caso envolvendo plantas tóxicas em Curitiba levou medo no bairro São Francisco.

A vereadora Giorgia Prates, autora da proposta que tramita na Câmara Municipal de Curitiba, ressalta que este não é um caso isolado. Outras cidades brasileiras já avançaram na regulamentação do tema, como Rio de Janeiro, São João do Boa Vista (SP) e Natal (RN), com as leis municipais 8.799/2025, 5.731/2014 e 7.823/2025, respectivamente.

Quais plantas podem ser proibidas em Curitiba?

“Espécies como comigo-ninguém-pode, copo-de-leite, tinhorão, bico-de-papagaio e azaleia estão entre as mais comuns em projetos paisagísticos urbanos e são também altamente tóxicas, com potencial de causar desde irritações e vômitos até convulsões e morte”, alerta a parlamentar.

De acordo com o projeto (005.00484.2025), são consideradas tóxicas as plantas que oferecem risco à saúde, seguindo classificação do Ministério da Saúde, Anvisa, universidades e outros órgãos técnicos.

>> Veja os perigos das plantas tóxicas para cães e gatos

Se a lei for aprovada e receber a sanção do prefeito, os responsáveis pelas áreas com plantas tóxicas terão prazo de 12 meses para substituí-las ou removê-las. Após esse período de adaptação, o descumprimento da norma resultará em advertência por escrito, com 30 dias para regularização. Em caso de reincidência, será aplicada multa de R$ 500,00, valor que será atualizado anualmente pelo IPCA.

O projeto foi protocolado em 26 de junho e aguarda parecer de admissibilidade da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), etapa necessária para que a proposta siga para análise nas demais comissões temáticas da Câmara.

A espirradeira (na foto), cujo consumo causou a morte de um cão, é uma das plantas tóxicas que teriam seu cultivo proibido em Curitiba. (Foto: Pexels/ Raissa Ogashawara)

Manda pra Tribuna!

Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna