Ajuda

Crise do coronavírus leva bares e restaurantes à justiça pra renegociar dívidas

Foto: Hugo Harada / Gazeta do Povo / Arquivo

A Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar) vai entrar na Justiça para pedir a prorrogação e a renegociação de empréstimos, financiamentos e dívidas bancárias de empresários/associados do setor de bares, restaurantes, casas noturnas e demais 37 atividades econômicas no Paraná.

A decisão foi tomada segunda-feira (23), em Curitiba, após reunião da entidade com advogados. O objetivo é resguardar financeiramente o setor, que passa por momento de dificuldades por causa da crise do coronavírus (Covid-19). 

O pedido pela renegociação de dívidas será ajuizado tanto no Paraná como no âmbito da Justiça Federal.  A expectativa da Abrabar é de que os bancos flexibilizem a negociação dos débitos e permitam aos empresários ter mais fôlego durante o período de crise.

LEIA MAIS – Restaurantes de Curitiba fazem apelo com crise do coronavírus. Assista!

De acordo com o presidente da Abrabar, Fábio Aguayo, o pedido da entidade encontra respaldo na medida anunciada pelo Conselho Monetário Nacional e Banco Central do Brasil, que busca prorrogar as dívidas bancárias de clientes por 60 dias, devido ao Covid-19. 

Entretanto, segundo a Abrabar, as instituições bancárias estão limitando o benefício aos adimplentes e deixando de lado os inadimplentes. Na avaliação de Aguayo, isso não deveria ocorrer, pois a inadimplência deve aumentar por motivos que fogem ao alcance das administrações dos locais.

VEJA TAMBÉM – Hotel doa 250 kg de alimentos pro Pequeno Cotolengo antes de fechar para quarentena

“Instituições bancárias não estão dando sua devida contribuição em orientar a população e empresários. As medidas do governo só contemplaram os adimplentes, mas nossa preocupação também é com os associados que não estão em dia”, ressaltou Aguayo. 

Bancos

O advogado da Abrabar, Orlando Anzoategui Jr., ainda aponta que os bancos estão se negando a aplicar integralmente as regras, limitando-as tão somente aos adimplentes, contrariando a flexibilização e abrangência da Lei para todos.

“Os bancos agiram travando os inadimplentes. Com a movimentação, que era para afrouxar, irão flexibilizar tão somente para uma pequena parcela adimplente”, disse.

A Abrabar disse que os protocolos das ações devem começar a ser feitos a partir de terça-feira (24). Ainda não há detalhes sobre quantos estabelecimentos devem peticionar os pedidos na Justiça.

Como prevenir a contaminação por coronavírus

  • Lavar as mãos com frequência/ ou utilizar álcool 70%, principalmente antes de consumir algum alimento;
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • Manter ambientes bem ventilados, evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;
  • Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações;
  • Pessoas com sintomas de infecção respiratória aguda devem praticar etiqueta respiratória (cobrir a boca e nariz ao tossir e espirrar, preferencialmente com lenços descartáveis, e depois lavar as mãos).

Baixe o guia de prevenção para compartilhar!

Imprima esse guia em PDF com informações sobre a prevenção do Coronavírus e outras doenças respiratórias virais: