Em Curitiba

Crianças com tumor cerebral recebem tratamento gratuito em hospital particular

Carolini é uma das crianças beneficiadas pelo programa. Foto:

Um hospital particular de Curitiba está oferecendo tratamento gratuito para crianças carentes com tumor cerebral. Há quatro meses, pacientes já diagnosticados estão sendo tratados no programa INC Neuro Kids a custo zero, do Instituto de Neurologia de Curitiba (INC). O pacote engloba desde simples exames até cirurgias de ponta.

Desde que o projeto saiu do papel, seis crianças já foram beneficiadas. Por ainda estar na etapa inicial, os atendimentos contemplam até dois pacientes por mês, selecionados com base em critérios clínicos e econômicos em ordem de gravidade, urgência e renda familiar.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

A ideia, no entanto, é ampliar as vagas conforme novos parceiros forem surgindo: pessoas e empresas que possam fazer doações para que mais crianças recebam atendimento médico. Hoje as colaboração externas são suficiente para bancar até 20% do custo das cirurgias, valor que é empregado na compra dos materiais e medicamentos. “Se aumentar o número de parceiros, vai dar para aumentar o número de crianças atendidas. A gente tem uma chance real de isso acontecer”, confia Regina Ramina Montibeller, diretora-executiva do INC.

A realidade dramática do sistema público de saúde, que muitas vezes não tem condições de oferecer tratamento adequado a crianças diagnosticadas com tumor cerebral, foi um dos principais motivos que levou o centro médico a estudar a oferecer ajuda especializada gratuita às famílias quem não têm condições de arcar com um tratamento caro.

+Leia também: Afonso Pena e mais três aeroportos do Paraná serão concedidos à iniciativa privada

Os pacientes selecionado têm acesso não apenas a consultas e exames de graça, mas também a técnicas cirúrgicas mais seguras e menos invasivas. “Temos uma estrutura de primeiro mundo em questão de equipamentos, de preparação e formação dos médicos. Por isso, decidimos dar este presente para a sociedade. A gente procura fazer o melhor e isso com certeza torna o prognóstico outro”, ressalta Regina.

Segundo a diretora do hospital, a preferência é por crianças e adolescentes que moram em Curitiba ou cidades próximas, já que o tratamento muitas vezes exige acompanhamento rigoroso mesmo após a cirurgia. No entanto, não há barreiras geográficas impostas na seleção. “Atendemos pessoas de fora também. Tem uma paciente que veio de Macapá, diagnosticada lá com um tumor inoperável. Ela veio, fez a cirurgia e só não foi embora porque não tem onde fazer quimioterapia no estado em que mora”, relata a diretora.

+Leia também: Frio que chegou a Curitiba não deve ir embora nesta quinta-feira

Gratidão

A técnica de enfermagem Elisandra da Silva Pedroso, 35 anos, nunca mais vai esquecer o que ouviu quando soube que a única filha, Carolini, de 14 anos, teria que passar por uma cirurgia urgente para retirar um tumor que cobria boa parte da hipófise – região do cérebro que, entre outras funções, regula a secreção de hormônios.

Moradora de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, ela buscou ajuda médica porque a adolescente tinha uma altura bem incompatível com a de outras garotas de sua idade. Inicialmente, a família acreditou ser apenas de uma irregularidade hormonal. Mas aí veio a notícia de se tratar de um tumor cerebral.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Carolini foi diagnosticada com tumor cerebral em outubro de 2018 e, pela urgência do quadro, teria de ser submetida a uma cirurgia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no dia 19 de dezembro. O processo foi rápido, mas assustador. Na conversa com o médico, ficaram claras as possibilidade de sequelas, como a perda de visão, já que o tumor só poderia ser retirado mediante um corte na cabeça de orelha a orelha. “Você não imagina como é difícil assinar o termo de consentimento dizendo que a sua filha vai poder morrera”, relembra a mãe.

Não conformada, a mãe encontrou informações do projeto do INC no próprio site do hospital e decidiu tentar. Dois dias depois de enviar os exames e as informações, Carolini foi aprovada para receber o tratamento gratuito. A cirurgia foi dia 9 de janeiro, sem cortes, porque o tumor foi puxado pelo nariz, e sem sequelas.

+Leia também: Beto Richa, Fernanda Richa, filho e contador viram réus pelo crime de lavagem de dinheiro

“É um projeto gratificante. Eles devolveram uma vida e tiraram um peso das nossas costas porque a gente tinha acabado de passar por um hospital que disse que tudo de ruim iria acontecer”, agradece Elisandra.

Para participar da seleção do projeto INC Neuro Kids, os exames e o histórico clínico do paciente devem ser enviados para o email incneurokids@hospitalinc.com.br ou pelo telefone (41) 3373-7723. Os contatos são os mesmos para empresas ou pessoas físicas que queiram colaborar com o projeto. Mais informações no site do projeto INC Neuro Kids.

Antes vilã, internet hoje ajuda pais e mães na educação dos filhos