3.298 infectados

Covid-19 faz UTIs lotarem e causa duas novas mortes em Curitiba

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Com as unidades de terapia intensiva (UTI) de dois de seus principais hospitais lotadas nesta terça-feira (23), Curitiba vê a covid-19 avançar. Os números atualizados nesta tarde também confirmam o aumento no número de mortes e de curitibanos infectados com a doença. Com mais duas vítimas e 266 novos resultados positivos, a capital paranaense tem 116 óbitos e 3.298 confirmações de contaminação por novo coronavírus, desde o início da pandemia. A taxa de ocupação de leitos SUS exclusivos para covid-19 é de 75% nesta terça.

LEIA TAMBÉM – Teste rápido que detecta covid-19 ao custo de R$ 10 é criado na UFPR

Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 1.886 moradores da cidade já estão sem sintomas e recuperados da doença. Na capital, 437 casos ainda são investigados e outras 2.671 suspeitas de covid-19 foram descartadas.

Novas mortes

Mais duas pessoas moradoras de Curitiba perderam a batalha para o novo coronavírus. As vítimas são um homem de 60 anos, que tinha câncer e uma mulher de 56 anos, sem doenças crônicas. Ambos estavam internados em estado grave.

De acordo com a Secretaria de Saúde, uma das mortes aconteceu no último domingo (21) e teve a confirmação do teste da covid-19 registrada hoje. O outro óbito ocorreu nesta terça-feira. Além das 116 mortes confirmadas, 401 óbitos foram descartados e sete seguem em investigação.

Internados

Em Curitiba, há hoje 277 pacientes infectados com covid-19, internados em hospitais públicos e privados, e 92 deles ocupam leitos de unidades de terapia intensiva (UTI). Conforme dados da SMS, dos 223 leitos de UTI do SUS exclusivos para covid-19, 167 estão ocupados nesta terça-feira, incluindo os 92 pacientes com diagnóstico confirmados de covid-19 e mais 75 pessoas que ainda aguardam o resultado dos exames.

LEIA MAIS – Como melhorar a imunidade neste inverno em plena pandemia de covid-19?

Ainda segundo as autoridades de saúde municipais, todos os pacientes que dão entrada no internamento com sintomas suspeitos de síndromes respiratórias agudas graves vão para leitos exclusivos covid-19 e não apenas os casos confirmados. Na cidade, há hoje, segundo a SMS, 56 leitos de UTI disponíveis para pacientes com suspeita ou confirmação da doença.

BOLETIM SOBRE O CORONAVÍRUS ⚠

BOLETIM SOBRE O CORONAVÍRUS ⚠ Acompanhe ao vivo o boletim de informações sobre o coronavírus com a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak e a médica infectologista Marion Burger. Tradução em Libras por Sônia de Paula.

Posted by Prefeitura de Curitiba on Tuesday, June 23, 2020

A Tribuna precisa do seu apoio! 🤝

Neste cenário de pandemia por covid-19, nós intensificamos ainda mais a produção de conteúdo para garantir que você receba informações úteis e reportagens positivas, que tragam um pouco de luz em meio à crise.

Porém, o momento também trouxe queda de receitas para o nosso jornal, por isso contamos com sua ajuda para continuarmos este trabalho e construirmos juntos uma sociedade melhor. Bora ajudar?