A instalação das 12 vigas que formarão a base das duas pontes sobre o Rio Atuba está concluída. As estruturas vão compor o novo viaduto Curitiba–Pinhais, que está sendo construído entre a Avenida Victor Ferreira do Amaral e a Rodovia João Leopoldo Jacomel, na região do Bairro Alto.
A operação começou no último dia 31 de agosto, quando foram fixadas as seis primeiras vigas. No domingo (7), outras seis foram posicionadas, completando a etapa. Cada peça foi transportada individualmente do canteiro de obras, localizado a cerca de um quilômetro, até o ponto de instalação.
As vigas são gigantes: têm aproximadamente 33 metros de comprimento, são feitas de concreto e aço e pesam pouco mais de 50 toneladas. Além do viaduto e das pontes, a intervenção prevê a requalificação de vias, implantação de novos pavimentos e calçadas, modernização da iluminação pública e melhorias no sistema de drenagem.

Qual a próxima etapa da obra?
Com as vigas no lugar, os trabalhos agora avançam para a execução da laje, a integração com as pistas marginais – já em implantação – e a preparação para a pavimentação.
Quando concluídas, cada ponte terá 35 metros de comprimento e 13,4 metros de largura. O projeto inclui duas faixas de rolamento, passeio para pedestres com quase três metros e barreiras de proteção. As obras fazem parte do Lote 4, Pacotes 3 e 4, do Novo Inter 2, com investimento total de R$ 68,7 milhões e previsão de entrega até setembro de 2026.
O novo viaduto terá 155 metros de extensão por 25 metros de largura, com três faixas de rolamento em cada sentido. A estrutura será acompanhada das duas pontes marginais sobre o Rio Atuba e contará com um retorno em formato de rotatória estendida, desenhada para melhorar o fluxo viário da região.
A rotatória sob o viaduto vai eliminar o atual semáforo de cinco tempos envolvendo a Avenida Victor Ferreira do Amaral, Rodovia João Leopoldo Jacomel e ruas laterais, como a Brasílio de Lara (Bairro Alto) e Paulo Kissula (Capão da Imbuia).




Manda pra Tribuna!
Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉



