A partir da tarde desta quarta-feira (7/1), um novo sistema de baixa pressão formado em países vizinhos começa a avançar sobre o Paraná. O fenômeno é caracterizado como um cavado meteorológico, uma área alongada de baixa pressão na atmosfera que favorece a formação de nuvens carregadas, pancadas de chuva e tempestades.
Com a atuação do sistema, a instabilidade aumenta de forma gradual em todo o estado ao longo da semana. Em Curitiba, a previsão do tempo indica o retorno da chuva já nesta quinta-feira (8/1).
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), as precipitações devem ocorrer na forma de pancadas ao longo do dia. Em alguns momentos, há risco de chuva forte e pontual.
Entre sábado (10/1) e domingo (11/1), o cenário tende a se agravar. O sistema de baixa pressão se intensifica e se desloca em direção ao Rio Grande do Sul, dando origem a um ciclone extratropical. Esse tipo de sistema amplia a organização das áreas de instabilidade e aumenta o potencial para tempestades severas no Paraná.
Além do aumento no volume de chuva, o sistema pode provocar rajadas fortes de vento, especialmente nas áreas litorâneas, onde as condições para ventos mais intensos são maiores.
Mesmo com os acúmulos de precipitação, o calor persiste. Em Curitiba, as temperaturas máximas devem variar entre 27 °C e 29 °C até sábado (10/1). No Litoral, os termômetros podem chegar aos 31 °C nos próximos dias.
Manda pra Tribuna!
Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉



