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Caminhão bate atrás de tanque e quase causa uma tragédia

Lembra-se do caminhão tanque carregado com álcool, que explodiu na BR-277, na Serra do Mar, em julho de 2016, matando seis pessoas e deixando outras 12 feridas? Por muito pouco, uma tragédia igual a esta não aconteceu na mesma rodovia, também na Serra do Mar, na tarde desta quinta-feira (15). Um caminhão com pneus carecas e manutenção precária bateu na traseira de um caminhão tanque, carregado com 60 mil litros de álcool. Ninguém morreu ou se feriu, e os danos foram apenas materiais.

O acidente foi no quilômetro 41 da BR-277, pouco antes das 13h30. O motorista alegou aos agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que a embreagem estourou. Depois de bater na traseira do caminhão tanque, o motorista jogou o caminhão na mureta central da pista, para evitar uma tragédia maior. Um dos eixos se desprendeu do caminhão, espalhando rodas e pneus no asfalto. Uma das faixas da pista sentido litoral ficou interditada, até que o caminhão fosse rebocado.

Os agentes constataram um caminhão com péssimas condições de rodagem: quase todos os pneus carecas – a maioria já não tinha mais frisos nas borrachas, e esta pode ter sido a causa da batida –, sem disco de tacógrafo, carroceria enferrujada e quebrada, entre outros problemas.

Operação

O acidente ocorreu cerca de meia hora antes dos agentes da PRF iniciarem a Operação Serra Segura, em frente ao posto rodoviário próximo à praça de pedágio, na BR-277, em São José dos Pinhais. O objetivo da operação era justamente fiscalizar as condições mecânicas dos caminhões, para proporcionar a segurança no trânsito da rodovia.

Lançada em dezembro de 2014 e promovida em parceria com as concessionárias de rodovias, a Operação Serra Segura já fiscalizou 4.788 caminhões. Desse total, 1.240 veículos apresentaram ao menos uma irregularidade que motivou a retenção de documentos, até a regularização. O número equivale a 25,9% do total de caminhões abordados.

Pneus em mau estado de conservação, problemas no sistema de freios, irregularidades relacionadas ao tacógrafo e suspensão alterada estão entre as principais causas dos 2.317 autos de infração emitidos durante as edições Serra Segura.

Durante as ações de fiscalização, os policiais rodoviários federais têm o apoio técnico de mecânicos contratados pelas concessionárias.

Os motoristas abordados também são submetidos ao exame do bafômetro. Eles assistem ainda a palestras e vídeos de educação para o trânsito. Alguns desses vídeos são tombamentos de veículos de carga ocorridos justamente em trechos de serra.

História sem fim