Uma atualização feita pelas forças de segurança do Paraná indicam que a explosão na fábrica da Enaex Brasil, antiga Britanite, deixou oito pessoas desaparecidas na manhã desta terça-feira (12). A unidade, que produz explosivos, fica no quilômetro 1 da Rodovia Régis Bittencourt (BR-116), em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba. O corpo de bombeiros confirmou que há mortes, mas não informou o número por ainda estar buscando por sobreviventes da grave explosão.
ATUALIZAÇÃO >> Explosão na empresa Enaex deixa 6 homens e 3 mulheres desaparecidos
Segundo o secretário estadual de Segurança Pública, coronel Hudson Teixeira, e o coronel Hiller, do Corpo de Bombeiros, a área foi isolada logo após o acidente, registrado por volta das 5h40. Oito funcionários, que deveriam estar no setor no momento da explosão, ainda não tinham sido localizados até o meio desta manhã. Ressaltando que há confirmação de mortes, mas o número oficial ainda não foi divulgado.
“Infelizmente, houve vítimas fatais, mas as buscas por sobreviventes continuam. No local, deveriam estar oito pessoas, cujas identidades ainda não foram confirmadas. A empresa fornecerá essas informações em breve. O foco agora é garantir a segurança para que as equipes possam trabalhar”, disse o secretário.
>> Veja aqui imagens de como ficou o epicentro da explosão



Explosão ocorreu em uma área de manuseio de explosivos
Segundo o Corpo de Bombeiros, a explosão na fábrica da Enaex Brasil ocorreu em uma área de manuseio de explosivos, que permanece isolada. Pequenos focos de incêndio foram controlados. O esquadrão antibombas avalia as condições para o avanço das equipes do Corpo de Bombeiros. Cães farejadores foram acionados para auxiliar nas buscas.
Toda a fábrica foi evacuada. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do Paraná (PMPR) monitoram o local com drones e equipamentos para detectar possíveis explosivos ativos.
Entenda o caso
A explosão atingiu a empresa Enaex Brasil (antiga Britanite), localizada no quilômetro 1 da BR-116 (Rodovia Régis Bittencourt), em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba, na manhã desta terça-feira (12), pouco depois das 5h30. O incidente mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros, que constataram 9 desaparecidos. Embora não tenha havido incêndio, moradores relataram ter visto fumaça no momento da explosão. A área foi evacuada e os bombeiros seguem no local mapeando vítimas e avaliando a segurança da zona, considerada de alto risco devido à presença de material explosivo.
Enaex Brasil, antiga Britanite
A Enaex Brasil, especializada na produção de explosivos e desmonte de rochas, opera em regime de turno 24 horas — o que explica a presença de pessoas no momento da tragédia. Vale lembrar que, em 2004, uma explosão anterior na fábrica resultou na morte de duas pessoas.
Manda pra Tribuna!
Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉



