A partir de sexta-feira (14/11), um novo sistema de baixa pressão atmosférica entra em atuação sobre o Paraná: um cavado meteorológico. Embora seja um fenômeno diferente do ciclone extratropical que deu origem às supercélulas e tornados no estado, o cavado também deve provocar instabilidades, pancadas de chuva e períodos de precipitação intensa em várias regiões. Mas e previsão do tempo para Curitiba, como fica?
As mudanças no tempo começam já nesta quarta-feira (12/11), com o avanço de áreas de instabilidade vindas da Argentina e do Paraguai. Esse sistema de baixa pressão se soma à influência de uma frente fria vinda do oceano, o que aumenta as chances de pancadas de chuva acompanhadas por trovoadas, especialmente nas regiões Oeste e Sul do estado.
Segundo o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o cenário deve se intensificar ao longo da semana. “A tendência é termos uma virada de tempo na quinta-feira, quando chega mais uma frente fria trazendo mais ocorrências de chuvas e trovoadas, sem expectativa de fortes temporais”, explica.
Com a passagem dessa frente fria e a formação do cavado, o tempo permanece instável entre quinta e sábado (15/11), com possibilidade de chuva em todas as regiões do Paraná. O fenômeno não atuará de forma isolada. Ele também deve se estender por todo o Sul do país e alcançar áreas da Argentina e Paraguai.
Ciclone x cavado: qual a diferença?
Apesar de ambos serem um sistema de baixa pressão, o cavado é uma área alongada de baixa pressão, ao contrário dos ciclones que são uma área fechada (circular). Os cavados favorecem a formação de áreas de instabilidade e chuvas, mas geralmente não implicam em uma mudança drástica de temperatura.
Apesar de ambos estarem associados a sistemas de baixa pressão, há diferenças importantes entre eles. O ciclone é um sistema fechado e circular, onde o ar converge para o centro, podendo gerar ventos fortes e tempestades severas. Já o cavado meteorológico é uma área alongada de baixa pressão, que favorece a formação de nuvens e chuvas, mas sem o mesmo potencial destrutivo dos ciclones.
De acordo com o Simepar, novos sistemas com intensidade semelhante aos que causaram os tornados recentes não são esperados neste momento. Mesmo assim, o órgão recomenda que a população mantenha atenção aos alertas da Defesa Civil Estadual, já que o volume de chuva pode causar alagamentos pontuais e outros transtornos.
Previsão do tempo para Curitiba: Sol e frente fria chegando
Segundo o Simepar, Curitiba deve ter uma terça-feira com tempo aberto e solzão reinando no céu, com temperaturas entre os 10 e 22ºC. Este tempo limpo segue na quarta-feira (12/11), quando a máxima alcança os 26ºC. Como o Simepar alertou, a virada no tempo em Curitiba começa na quinta-feira, quando está previsto chuva acumulada de 22,2 mm.
Manda pra Tribuna!
Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉



