Perigoso!

Anvisa publica novas proibições para canetas emagrecedoras importadas

Imagem mostra uma mulher aplicando uma caneta emagrecedora.
Foto: Depositphotos

A Anvisa acaba de publicar resoluções que proíbem a fabricação, distribuição, importação, comercialização, propaganda e uso de medicamentos agonistas da GLP-1, as famosas “canetas emagrecedoras”. Trata-se de produtos sem registro sanitário no Brasil, ou seja, medicamentos que não passaram pela avaliação de qualidade, eficácia e segurança exigida pelas autoridades brasileiras.

As medidas publicadas até o momento atingem especificamente os produtos T.G. 5 (RE 4030), Lipoless (RE 3676), Lipoless Eticos (RE 4641), Tirzazep Royal Pharmaceuticals (RE 4641) e T.G. Indufar (RE 4641).

O aumento das evidências de propaganda e comercialização irregulares, inclusive pela internet, motivou as novas restrições. Vale lembrar que a propaganda de medicamentos na internet é proibida no Brasil. As medidas foram editadas para coibir o uso inadequado desses produtos e proteger a saúde da população.

É importante destacar que medicamentos sem registro no Brasil só podem ser importados em casos excepcionais e para uso pessoal, mediante prescrição médica e cumprimento de requisitos específicos. Porém, quando a Anvisa publica uma proibição específica, como neste caso, a importação por qualquer modalidade fica automaticamente suspensa.

Para os medicamentos aprovados no Brasil, o detentor do registro é responsável pela comercialização, disponibilidade no mercado nacional e por eventuais problemas relacionados ao uso do produto. No país, os medicamentos agonistas da GLP-1 exigem prescrição médica, com retenção de receita.

O uso de medicamentos não aprovados dificulta o rastreamento de eventos adversos e impossibilita que as autoridades adotem medidas regulatórias em relação aos produtos, caso necessário.

Nenhum medicamento pode ser comercializado no Brasil com bula ou orientações em língua estrangeira, o que representa riscos aos pacientes, como dificuldade de compreensão e erros de administração. Além disso, eventuais casos de falsificação, adulteração ou produtos clandestinos fogem ao controle brasileiro, já que estão sob regulação de outros países.

Manda pra Tribuna!

Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna