A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta quarta-feira (21/1), o recolhimento de um lote do chocolate branco Laka. Segundo a agência, o produto encontrado dentro da embalagem não correspondia ao rótulo. No lugar do chocolate tradicional, havia unidades do Laka Oreo.

continua após a publicidade

Por conta do erro na embalagem, o rótulo passou a ser considerado incorreto. A falha envolve a lista de ingredientes e a ausência da declaração obrigatória sobre a presença de glúten. A irregularidade infringe normas legais de rotulagem e dispositivos previstos em leis e resoluções sanitárias. 

Entre elas, está o decreto que estabelece a obrigatoriedade da informação sobre glúten nos rótulos. A inconsistência representa impacto direto na segurança do consumidor, especialmente para pessoas com restrições alimentares. Conforme a agência, a própria Lacta será responsável pelo recolhimento do produto.

A mesma resolução também determinou o recolhimento e a suspensão da comercialização, distribuição e uso do doce de leite em pedaços da marca São Benedito. O produto é fabricado pela JF Indústria Comércio de Doces e Laticínios Ltda e foi produzido em 25 de junho de 2025. As irregularidades foram identificadas durante fiscalização sanitária.

continua após a publicidade

Segundo a Anvisa, o doce de leite não apresentava identificação do lote. Além disso, teve resultado insatisfatório no ensaio de determinação de ácido sórbico, conforme laudo emitido pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal.

A ausência de informações obrigatórias e o descumprimento dos padrões legais motivaram a adoção das medidas preventivas. As ações seguem o que prevê a legislação sanitária vigente e têm como objetivo reduzir riscos à saúde dos consumidores.

O que diz a Mondelez?

continua após a publicidade

Em nota oficial, a Mondelez informou que realiza o recolhimento voluntário do Chocolate Branco Laka, pois ele apresenta indevidamente em seu interior o tablete de Laka Oreo. O fabricante reiterou que o chocolate não representa qualquer problema de qualidade, e presa pela segurança dos consumidores alérgicos. Confira abaixo a nota completa:

Informamos que adotamos preventivamente o processo de recolhimento voluntário do CHOCOLATE BRANCO 145g, da marca LAKA do lote CC28525493 (formato tablete), com prazo de validade 14/07/2026, pois este apresenta indevidamente em seu interior o tablete de LAKA OREO. Reforçamos que o chocolate não apresenta qualquer problema de qualidade, mas está sendo recolhido voluntariamente, de maneira preventiva do mercado, prezando pela segurança dos consumidores alérgicos ou intolerantes ao trigo, por conter este ingrediente em sua composição, não declarado no rótulo de LAKA.

Os produtos destes lotes já adquiridos pelos consumidores poderão ser substituídos por outro produto da mesma natureza sem qualquer custo, por meio de contato gratuito com o nosso Serviço de Atendimento ao Consumidor, pelo telefone 0800 704 1940, de segunda a sexta-feira das 08h às 17h, exceto feriados .