Comerciantes de Curitiba precisam estar em alerta para um novo golpe que está sendo aplicado por marginais via telefone. Golpistas entram em contato afirmando ser da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Curitiba. Eles pedem informações sobre o estabelecimento e, em determinado ponto da conversa, enviam um link de WhatsApp e cobram um código que permite o roubo da conta do aplicativo de mensagens. Assim, os marginais tem acesso aos clientes para, assim, aplicar golpes.

continua após a publicidade

O alerta para esta investida dos marginais veio da prefeitura de Curitiba após uma denúncia de tentativa de golpe em que os marginais pessoas tentam passar pela Vigilância Sanitária para agendar falsas visitas e obter informações sobre o proprietário e o estabelecimento.

+Leia mais! Mulheres presas em Curitiba após golpe de R$ 1,5 milhão; Investida ocorria em shoppings

Durante uma ligação, os golpistas informam sobre a realização de uma vistoria e quais itens serão inspecionados. Para finalizar o agendamento da visita, a pessoa alega que precisa receber um código que será enviado pelo WhatsApp do proprietário ou responsável pelo estabelecimento.

continua após a publicidade

“A Vigilância Sanitária não faz contato por telefone para solicitar informações de empresas. Ao receber este tipo de ligação, faça uma denúncia formal à Polícia Civil”, orienta Francielle Narloch, coordenadora da Vigilância Sanitária da SMS.

+Viu essa? Golpe do presente: bandidos pedem sua foto para roubar dados bancários

Numero suspeito

continua após a publicidade

Ao receber a ligação do número 4040-2377 o proprietário estranhou a abordagem e tentou retornar, mas o número constava como inexistente. Após, procurou o distrito sanitário e formalizou a denúncia.

Nunca repasse o código do WhatsApp

A SMS orienta para não passar informações cadastrais, pessoais ou contato por telefone, e que em situações como essas registre o boletim de ocorrência para que a polícia possa investigar e chegar até os criminosos. Importante ressaltar que as pessoas nunca devem passar esse código do WhatApp, pois ele permite que o seu número passe a funcionar em outro aparelho, liberando assim a lista de contatos para o Golpe.

Para formalização a vítima da tentativa de golpe pode registrar a ocorrência no Núcleo de Combate aos Cibercrimes – NUCIBER. Veja como registrar.

Você já viu essas?

Constrangedor!

“Quase me bateu na cara”, denuncia cobrador ameaçado por passageira em Curitiba

Doce de verão

Conheça seis receitas fáceis de geladinho gourmet para vender

Investimentos!

Mega fábrica da Electrolux começa a ser construída na região de Curitiba


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.