Arrastado

Acidente entre trem e carro deixa homem ferido no Uberaba

Foto: Reprodução/Rodrigo Zanlorenzi/RPC.

Um motorista de 57 anos ficou ferido ao se envolver em um acidente com um trem, na noite deste sábado (15), no bairro Uberaba, em Curitiba. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o carro chegou a ser arrastado por 200 metros. O motorista precisou ser encaminhado ao Hospital do Cajuru, mas sem risco de morte.

A Rumo, empresa que opera os trens em Curitiba informou à Tribuna do Paraná que o condutor do veículo não teria respeitado a sinalização e cruzou a ferrovia no momento que o trem se aproximava. O maquinista acionou os procedimentos de emergência, mas não conseguiu parar a tempo, devido ao tamanho e peso da composição.

+Viu essa? Van escolar que levava cegos é encontrada em chamas após assalto

Código de Trânsito Brasileiro

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o trem tem sempre a preferencial e atravessar uma passagem de nível sem antes parar é infração gravíssima. Multa de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira nacional de Habilitação (CNH). O motivo para esta infração é alvo, uma vez que o trem precisa de ao menos 500 metros até conseguir parar totalmente, mesmo após o maquinista acionar os freios.

Dicas de segurança

  • Ao se aproximar da ferrovia, pare, olhe e escute e só depois siga em frente;
  • Ao ouvir o apito do trem, fique atento, pois este é o sinal de que ele está se aproximando;
  • Nunca estacione perto da linha férrea e nem aguarde a passagem do trem muito próximo ao trilho;
  • Redobre a atenção em caso de neblina ou vidros embaçados;
  • Não permita que seus filhos brinquem ou caminhem sobre os trilhos;
  • A prática do surf ferroviário é proibida e pode levar à morte. Denuncie se identificar pessoas clandestinas nos vagões.