Curitiba ganha a Casa da Leitura, no Parque Barigui

O prefeito Beto Richa, o presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Paulino Viapiana, e o presidente da Companhia de Cimento Itambé, Rubens Slaviero, inaugurarão nesta terça-feira (21), às 14h30, a Casa da Leitura, no Parque Barigüi.

O espaço dedicado à literatura ocupará o que foi o Centro Cultural Maria Fumaça, onde funciona o Teatro da Maria. O Centro Cultural estava sem uso há oito anos e sua estrutura física em condições precárias. Para abrigar a Casa da Leitura, o imóvel passou por reforma completa, patrocinada pela Cimento Itambé.

"Esta parceria com a Itambé é uma grande contribuição para os esforços que estamos fazendo para promover avanços na área educacional e cultural em Curitiba", diz o prefeito Beto Richa. "A Casa da Leitura será um instrumento importante para avançarmos ainda mais e promovermos a literatura e o incentivo à leitura".

"Já temos uma ação social intensa nos municípios de Campo Largo e Balsa Nova. Com a Casa da Leitura, proposta que se enquadra na filosofia da empresa, de apoio ao desenvolvimento das comunidades em que atua, colocamos nossa marca num projeto de excelente nível e de grande importância para Curitiba", afirma o conselheiro da Itambé, Cláudio Slaviero.

"A proposta do novo espaço é funcionar como um centro de estudos e pesquisas voltado à leitura, não só do ponto de vista da promoção do hábito de ler como das discussões teóricas sobre os mecanismos e as formas de incentivo", diz o presidente da Fundação Cultural, Paulino Viapiana.

A casa será palco de cursos, seminários e conferências voltados aos agentes multiplicadores e incentivadores, caso dos professores da rede municipal de ensino, contadores de histórias, arte-educadores e voluntários, além de ações com estudantes e com a comunidade.

A Casa da Leitura terá um acervo rotativo de obras, teses e pesquisas. Terá também um acervo de obras literárias que tanto servirá de fonte para as ações educativas desenvolvidas na casa, como estará disponível para o público que quiser fazer do local um recanto de leitura. Serão emprestados jornais, revistas e cadeiras para leitura no parque.

O imóvel, de 80m², foi todo reformado. Foram trocados piso, cobertura, vidros, portas, esquadrias, janelas, aparelhos e metais sanitários e hidráulicos, revestimento de forros e paredes. A casa foi lixada, pintada e ganhou nova calçada externa. A obra custou R$ 58 mil. Apóiam a criação da casa: Grupo Positivo, Livrarias Curitiba, ClearChannel e o jornal literário Rascunho.

Voltar ao topo