Curitiba firma parceria com a China para atração de empresas

A Companhia de Desenvolvimento de Curitiba firmou um acordo de cooperação com a Câmara do Comércio Brasil-China do Estado do Paraná (CCBCP). Com a parceria, as duas instituições passam a trocar informações e experiências nas áreas econômica, comercial e tecnológica, o que poderá resultar na atração de empresas chinesas para Curitiba.

A parceria foi decidida durante uma reunião nesta quarta-feira (23), entre o presidente da Companhia, Juraci Barbosa Sobrinho, com o presidente e o vice-presidente da CCBCP, Chiu Cheng Yen e Chiu Pó Cheng.

O vice-presidente da CCBCP diz que Curitiba é considerada uma cidade estratégica não só por sua proximidade com o Mercosul, mas também de ser uma rota alternativa para o México e Estados Unidos, principalmente para o transporte de mercadorias. "As questões de logísticas serão uma das grandes dificuldades enfrentadas no futuro. Hoje, a rota que passa pela Europa é bastante cara e, por isso, o Brasil começa a ser visto com uma solução para o problema", diz Cheng.

Durante a reunião, a missão chinesa apresentou informações e imagens de Hangzhou, cidade-irmã de Curitiba, que fica na província de Zhejiang e que já recebeu vários títulos, entre eles o da economia mais desenvolvida da China, em 2004. Em recente visita à China, a Câmara Brasil-China do Estado do Paraná assinou um contrato de relação bilateral nas áreas comercial, econômica e cultural com a prefeitura de Hangzhou.

Juraci Barbosa Sobrinho acredita que a parceria trará benefícios para Curitiba. "A cooperação e troca de informações ajudará no desenvolvimento dos dois países, principalmente para o Brasil, já que a China é um país com experiências milenares", diz. Com 4.700 anos e mais de 3,7 milhões de habitantes, Hangzhou possui grandes parques industriais, inclusive na área de alta tecnologia, uma área que a Companhia de Desenvolvimento de Curitiba tem como foco na atual gestão.

Para reduzir a dificuldade cultural e estimular a atração de chineses e empresas, Chiu Po Cheng sugeriu que a Prefeitura de Curitiba desenvolva algum projeto que crie um ambiente onde os chineses possam viver a sua cultura. Entre eles está uma praça ou até um bairro. "Os chineses gostam de Curitiba e de seu clima, mas o que é preciso fazer é a ambientação dessas pessoas, já que nossas culturas são muito diferentes", diz Chiu Po Cheng.

Com o acordo de cooperação, a CCBCP – que não tem fins lucrativos -deve facilitar a visita de delegações econômicas e comerciais entre Curitiba e Hangzhou, prestar assistência na participação e organização de eventos, e prestar serviços de consultoria.

Voltar ao topo