Curitiba, capital mundial da biossegurança e da biodiversidade

O prefeito Beto Richa recebe na noite deste domingo, no Memorial da Cidade, cerca de mil delegados e autoridades dos países que participarão da 3ª Reunião das Partes do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança (MOP3), que se inicia nesta segunda-feira no ExpoTrade, em Pinhais. Também é esperada a presença da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

A abertura oficial da MOP3 marcará o início de uma grande movimentação na cidade de Curitiba que receberá também as 188 delegações que virão para a 8a Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica, a COP8, que se iniciará no próximo dia 20 e irá até o dia 31 e deve trazer à cidade um número ainda maior de participantes: cerca de 6 mil pessoas. No período de duração das conferências da Onu, o mundo estará atento a Curitiba.

A abertura dos trabalhos, neste domingo, será marcada pelo foco na tecnologia. Por isso, a mensagem de boas vindas do prefeito Beto Richa, previamente gravada para a cerimônia, será exibida num telão. Acrobatas do chamado "circo novo", que exploram a expressão corporal, farão uma exibição para os presentes. Haverá música eletrônica com ritmos de MPB e bossa nova. "A idéia é revelar o Brasil aos delegados de uma forma diferente e moderna", explica Mirele Camargo, responsável pela concepção do evento.

Os delegados terão a oportunidade de ver a mostra "Ippuc 40 anos – Uma história de planejamento", que ocupa dois andares do Memorial e revela em painéis, fotografias, maquetes, mapas, filmes e animação a evolução de Curitiba nas quatro últimas décadas de planejamento. No Teatro Londrina, que integra o Memorial, será possível assistir a um ocumentário produzido pela organização ambiental Instituto Brasil Selvagem, sobre parques preservados existentes no Brasil.

Voltar ao topo