Crianças de Paranaguá e Matinhos recebem presentes

Cerca de 330 filhos de catadores de materiais recicláveis de Martinhos e Paranaguá terão um Natal diferente este ano. O Programa ?Valorizar é Preciso!? ? coordenado pela Assessoria de Ação Social do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) ? em parceria com o Instituto Lixo e Cidadania, entregou nesta quarta-feira (20) presentes aos filhos de catadores da Associação Municipal de Coletores de Resíduos Sólidos de Matinhos (Amcorem) e da Associação de Recicláveis da Vila Santa Maria, em Paranaguá. Além disso, 30 famílias associadas à Associação Municipal de Coletores de Recicláveis de Matinhos (Amcresmat) receberam cestas básicas. Na segunda-feira (18), 30 crianças da Associação de Catadores da Vila Pantanal, no Alto Boqueirão, em Curitiba, também recebem doações.

O objetivo do programa é conscientizar a população sobre a importância da separação seletiva do lixo, de forma a facilitar a reciclagem e o uso como matéria-prima para novos produtos industriais. Com isso, espera-se retirar os catadores e familiares dos lixões através da valorização, profissionalização da coleta de materiais recicláveis, objetivando o aumento de suas rendas, melhoria da qualidade de vida e a diminuição da exclusão social no Paraná.

Os presentes foram arrecadados pela Assessoria de Ação Social do Sistema Fiep e foram entregues aos pais das crianças, que receberão roupas e calçados. Em Paranaguá, na Vila Santa Maria (Lixão do Embocoí), o Instituto Lixo e Cidadania fez uma parceria com a prefeitura, que doará cerca de 600 brinquedos, além dos presentes que foram arrecadados pela Fiep.

?Queremos proporcionar aos pais que não podem levar presentes para seus filhos a satisfação de distribuir presentes e, ao mesmo tempo, levar a felicidade e o espírito natalino para dentro de suas casas?, diz a assessora de Ação Social do Sistema Fiep, Carla Mocellin.

Temporada

Para a temporada de férias no litoral, o ?Valorizar é Preciso!? preparou uma programação para conscientizar os veranistas sobre a importância da separação correta dos resíduos recicláveis. Durante todo o mês de janeiro e início de fevereiro, quem fizer compras nos supermercados Super Rede (com unidades em Matinhos, Praia de Leste e Ipanema), Maresia (Matinhos), e Master Silva (na praia Costa Azul) receberá orientação sobre a separação do lixo utilizando sacolas coloridas, nas cores padrão internacional da reciclagem: azul (para descartar papel), a verde (para vidro), a marrom (orgânicos), vermelho (plástico), amarelo (metal) e cinza (para não-recicláveis). Os veranistas também receberão as sacolas coloridas para fazer a separação.

Entre os dias 11 e 27 de janeiro, dentro do projeto Sesi Verão, haverá oficinas de conscientização ambiental com os veranistas nas praças centrais de Matinhos e Guaratuba. Em Guaratuba, a ação ocorre juntamente com o projeto Viva Verão e será na beira mar.

Além disso, haverá ações de conscientização e educação ambiental nas associações de catadores de Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná e Paranaguá.

Coleta seletiva

Outra proposta do ?Valorizar é Preciso!? é a implantação da coleta seletiva solidária em Paranaguá, ou seja, os catadores irão receber os resíduos já separados pela população. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou uma lei em outubro deste ano que obriga órgãos públicos (federal, estadual e municipal) a separar os resíduos recicláveis e destinar às associações ou cooperativas de materiais reciclados.

Carla Mocellin entregou ao vereador Alceu Chaves uma proposta de instituição da obrigatoriedade da coleta seletiva no município. ?O programa ?Valorizar é Preciso!? vem de encontro a um projeto da Associação Comercial de transformar o lixão em uma cooperativa de catadores e dar dignidade ao trabalho destas pessoas?, afirma, lembrando que grandes empresas da região já têm consciência de separar os resíduos antes de levar para o lixão, mas a população ainda não tem este costume.

Para a procuradora do Ministério Público do Trabalho, Margarete Matos de Carvalho, o programa tem uma importância não só social, mas também ambiental. ?O foco é promover uma campanha permanente voltada à separação de materiais reciclados. A sociedade aprende a importância da separação, e as empresas, cumprem a exigência de implantação de coleta seletiva e de programas de gerenciamento de resíduos sólidos?.

Voltar ao topo