Cratera aberta em Monte Alto-SP traga sete casas

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros tiveram de interditar parte do bairro Jardim Paulista I, na cidade de Monte Alto, a 350 quilômetros da capital paulista, em razão de uma gigantesca cratera aberta no final da Rua Doze de Outubro. O motivo é uma voçoroca – fenômeno geológico causado geralmente pela chuva que cai em terrenos escassos ou desprovidos de vegetação.

Até às 18h de ontem, sete casas já haviam sido engolidas pela cratera, segundo os Bombeiros da cidade de Jaboticabal, que deixaram o local no início da noite. Das casas que desabaram, duas tinham sido interditadas, três estavam vazias (pois os moradores haviam saído para o trabalho) e duas foram esvaziadas rapidamente no momento em que a estrutura já dava sinais de que iria ruir.

Duas máquinas e um caminhão da Prefeitura também foram tragados pela erosão. Obras de contenção da voçoroca foram iniciadas havia duas semanas e não foram concluídas da tempo. Outras 40 residências da região também tiveram de ser desocupadas, deixando cerca de 200 pessoas desalojadas. Parte foi transferida para casas de parentes e parte para o ginásio de esportes da cidade.

O local atingido pela voçoroca é uma área que foi aterrada e posteriormente loteada. Nos últimos 40 dias, a chuva chegou a 740 milímetros na cidade, o que agravou o problema. Segundo os bombeiros, não há registro de feridos.

Voltar ao topo