CPI dos Correios quer acessar conta de Duda Mendonça nos EUA

Brasília ? O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Correios, senador Delcídio Amaral (PT-MS), deve enviar ainda hoje (21) um ofício ao embaixador dos Estados Unidos no Brasil, John Danilovich, explicando a necessidade da CPMI ter acesso a informações sobre a movimentação das contas bancárias do exterior do publicitário Duda Mendonça.

"Nesse rastreamento existem várias alternativas que poderiam levar à alimentação dessa movimentação que foi detectada ao longo desses meses de investigação da CPI", afirmou Delcídio, após um encontro com o embaixador dos EUA. O publicitário Duda Mendonça teria recebido recursos do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares.

Na semana passada, com a assinatura de um acordo com o Ministério da Justiça, a promotoria de Nova York permitiu que somente o ministério e o Supremo Tribunal Federal (STF) tenham acesso aos dados. "O acordo que existe hoje é de governo a governo. Então, não ferindo o acordo que já existe, procuramos conversar com o embaixador americano no sentido de convencê-lo que é importante compartilharmos essas informações", explicou Delcídio. O senador disse que está "otimista" e que a reunião com John Danilovich foi "produtiva".

Segundo Delcídio, o embaixador irá conversar com integrantes do Departamento de Justiça norte-americano e ajudará a agendar um encontro entre eles e os parlamentares. "Possivelmente na próxima semana, em data que vamos agendar, iríamos a Washington para conversar com o departamento de justiça e muito provavelmente também vamos para Nova York para conversar com os procuradores no intuito de receber informações o mais rápido possível", destacou o presidente da CPMI.

Participarão da viagem o deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR) e a senadora Ideli Salvati (PT-SC), além do próprio senador Delcídio Amaral.

Voltar ao topo