Controle de infecção hospitalar é tema de encontro em Foz

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) promove o I Encontro Paranaense de Controle de Infecção em Serviços de Saúde e a II Jornada de Controle de Infecção Hospitalar de Foz do Iguaçu, que será realizado no dia 14 de maio em Foz do Iguaçu, no Hotel Rafarin Palace, das 8h às 17h30. Palestrantes do Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul irão participar.

“O encontro é importante para sensibilizar os profissionais da saúde e principalmente os donos de estabelecimentos de saúde sobre o controle da infecção hospitalar”, destaca Maria Aida Meda, chefe da divisão de Vigilância Sanitária de Serviços da Sesa. “Esses estabelecimentos devem manter comissões de controle atuantes, o que será muito proveitoso para os pacientes e para os próprios donos dos estabelecimentos, que farão economia de medicamentos e materiais ao adotarem procedimentos adequados de acordo com a legislação vigente.

O custo de uma infecção hospitalar é hoje muito grande para o próprio hospital e para o Sistema Único de Saúde (SUS), por isso é melhor evitá-la”, afirma Maria Aída.
No encontro estarão presentes o secretário de Estado da Saúde, Cláudio Murilo Xavier; o prefeito de Foz do Iguaçu, Celso Samis da Silva; o secretário municipal de Saúde de Foz, Mauro Massaroni Fujiwara; a diretora da 9a Regional de Saúde, Ana Carlessi; e o coordenador de Vigilância em Saúde da Sesa, José Francisco Konalsaisen.

Cinco temas serão abordados durante o dia: implicações jurídicas em serviços de saúde; limpeza, desinfecção e esterilização de materiais em serviços de saúde (hospitais, clínicas e consultórios odontológicos); controle de multirresistentes; o papel do farmacêutico na comissão de controle de infecção; e o papel da vigilância epidemiológica no controle de infecção nos serviços de saúde e a importância da vigilância epidemiológica nos acidentes com material biológico.

Inscrições antecipadas e mais informações podem ser obtidas pelos seguintes meios: fax: 45-523-0084 (Foz do Iguaçu); e-mail: sesafoz@pr.gov.br; telefone: 45-572-7374 (9a Regional de Saúde).

Voltar ao topo