Consumidor limpa o nome e compra menos em setembro, diz SPC

Os consumidores brasileiros estão honrando mais seus compromissos e comprando menos a crédito. É o que revela o banco de dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) no fechamento da movimentação do comércio no mês de setembro, comparado a agosto. As consultas de nível de crédito em setembro caíram 8,53%, na comparação com agosto. Ao mesmo tempo, caiu 32,93% o número de pessoas que tiveram seus CPFs incluídos na lista do SPC dos consumidores com restrição de crédito.

De acordo com o presidente do SPC Brasil, Edson Monteiro, o Dia das Crianças e a proximidade das festas de fim de ano motivaram o consumidor a pagar suas contas e reabilitar-se no crédito de pessoa física, especialmente. “Crédito é uma questão que o brasileiro leva muito a sério, pois culturalmente é bom pagador. No momento em que tem um emprego, mesmo que temporário, ou recebe o 13º salário, o consumidor honra os compromissos, evita que seu nome seja incluído no cadastro do SPC ou limpa o nome para poder comprar novamente sem problemas?, destacou Monteiro.

Em agosto, foram feitas 18,29 milhões de consultas, enquanto em setembro esse número caiu para 16,73 milhões. Com mais de 150 milhões de cadastros de pessoas físicas e 16 milhões de pessoas jurídicas, o SPC Brasil dispõe do maior banco de dados eletrônico para análise de crédito do país. A instituição recebe a média mensal de 15 milhões de consultas. O sistema pode ser acessado diretamente por mais de 1,5 milhão de operadores, representantes de aproximadamente 550 mil empresas em todo o país.

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