Comunidade ajuda Polícia Militar no combate ao crime

Devido às denúncias e informações repassadas pela comunidade, a Polícia Militar tem chegado a traficantes e acusados de furtos e outros tipos de crimes. Foi uma ligação anônima que levou a PM a prender Fabiano Ricardo Viana, na madrugada desta quarta-feira, em Guaratuba. Ele admitiu ter praticado furtos de CD, em veículos no litoral. No carro dele, os policiais encontraram quatro aparelhos de som automotivo, além de CDs, relógio de bolso, aparelho anti-radar e diversas ferramentas. Duas vítimas reconheceram os objetos que estavam com o acusado.

Arrombamento

Dois arrombamentos foram evitados pela Polícia Militar, em Matinhos, também com a ajuda da comunidade. No último domingo, ao avistar a viatura em patrulhamento, moradores vizinhos avisaram que duas pessoas tinham entrado em uma residência. Os policiais foram verificar a informação e detiveram um rapaz e apreenderam um adolescente. Da mesma forma, na segunda-feira, uma quadrilha inteira foi presa. Os seis integrantes estavam embalando aparelhos eletrodomésticos quando foram surpreendidos por policiais.

Essa colaboração mútua entre polícia e população é um dos princípios do policiamento comunitário. Para que pudesse atuar dentro dessa filosofia, a Polícia Militar promoveu cursos de aperfeiçoamento de seus policiais. "Nestes cursos eles aprendem a importância do trabalho preventivo, base da filosofia, que tem resultados positivos, porque existe uma interação maior entre a polícia e a comunidade. A PM passa a não só atender as ocorrências, mas trabalha prioritariamente no sentido de evitá-las", descreveu Capelli.

Denúncias

Para que possa chamar a Polícia Militar a população tem à disposição diversos números de telefones. As emergências podem ser comunicadas diretamente ao 190. Denúncias de tráfico de drogas podem ser feitas também pelo 190 ou pelo 181- Narcodenúncia. Para informações sobre crimes relacionados ao meio ambiente é só ligar 0800 643 0304. A PM mantém ainda o telefone 198, do Batalhão de Polícia Rodoviária, que pode ser usado tanto em emergências de acidentes nas estradas, quanto para informar a respeito de crimes. 

Voltar ao topo