Compagas constrói pista tátil para cegos em Curitiba

A Companhia Paranaense de Gás (Compagas) começou a construir em Curitiba a primeira pista tátil do país feita sobre uma rede de gás natural. A finalidade é sinalizar o trajeto para deficientes visuais. Iniciada há dez dias, a guia já tem cerca de 80 metros em fase de finalização. Ao todo, terá 1.700 metros de extensão, ligando o bairro Batel, onde está o Instituto Paranaense de Cegos, à região central da cidade.
Além da pista tátil, a Compagas também está construindo 66 guias rebaixadas para cadeiras de rodas (duas em cada esquina). Ao todo, serão investidos R$ 80 mil na pista tátil. As obras deverão estar concluídas até o final de dezembro.
A implantação da pista foi uma solicitação da prefeitura de Curitiba como contrapartida da Compagas pela instalação da rede de gás natural para distribuição residencial. Toda a pista está sendo confeccionada com um novo material – blocos de concreto pré-moldado intertravados – previamente aprovados por cegos que utilizaram, durante três meses, uma pista-teste construída em frente ao Instituto, na avenida Visconde de Guarapuava.
O traçado da nova pista e o material utilizado foram definidos pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), que está acompanhando o andamento dos trabalhos. O concreto pré-moldado apresenta vantagens, como maior resistência e durabilidade, em relação a outros materiais utilizados nesse tipo de pista.
A nova pista tem 40 centímetros de largura, com duas peças colocadas lado a lado. Também está sendo feita a reconstituição da calçada nas laterais da pista. Cada peça tem 21 centímetros de largura e 21 centímetros de comprimento, além de saliências no sentido longitudinal, com 5 milímetros de altura. São essas saliências que guiam os deficientes visuais.
Em cada interferência (cabine telefônica, ponto de ônibus, guia rebaixada para cadeira de rodas), são colocadas peças com saliências diferentes, no formato de bolinhas, para permitir a identificação dos pontos. Hoje, a pista tátil está nas ruas Bento Viana e Visconde de Guarapuava.
De acordo com o traçado definido pelo Ippuc, a pista tátil do Batel passará em frente ao Instituto e terá quatro ramificações. A primeira delas segue pela Visconde de Guarapuava e irá até a praça Oswaldo Cruz. O outro trajeto vai pela Visconde até a rua Buenos Aires e aí segue até a Comendador Araújo, fazendo a integração com outras duas pistas já construídas na área central com outros materiais.
Outra opção de trajeto vai do Instituto dos Cegos até o ponto de ônibus Interbairros da rua Bento Viana. Nessa região é que estão concentradas atualmente as obras da Compagas. A última alternativa liga o Instituto dos Cegos até a estação-tubo Bento Viana, na avenida Sete de Setembro, passando pela rua Coronel Dulcídio.
Rede – A rede de gás natural residencial está sendo implantada nos bairros do Batel, Água Verde e Bigorrilho. Curitiba é a primeira capital, depois do Rio de Janeiro e de São Paulo, a ter um projeto completo de gás natural residencial.
Ao todo, serão 93 quilômetros de rede para uso residencial. Cerca de 65% já foram construídos e o restante deverá ser completado até o início do próximo ano. O mercado potencial nesses bairros é de 900 edifícios, o que abrange cerca de 30 mil pessoas.

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