Cinqüentenário da Extensão Rural no Paraná é comemorado em Curitiba

O Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) homenageia seu cinqüentenário da Extensão Rural no Paraná com uma feira em Curitiba que mostra como a Extensão pode melhorar a produtividade e as condições de vida do produtor rural.

Nesta segunda-feira (15) uma série de atividades voltadas à comunidade terá início no prédio da sede da Emater, no bairro Cabral, em Curitiba. Produtores e extensionistas pioneiros serão homenageados e um acervo sobre a história da Extensão será inaugurado. No hall do prédio funcionará uma feira de produtos e serviços feitos por funcionários e familiares de extensionistas.

O trabalho de resgate da história da Extensão Rural no Paraná começou em 2004 com a implantação do projeto Acerto Histórico Emater, em convênio com a Fundação Cultural de Curitiba. Sob a responsabilidade de Karina Muniz Viana o acervo, de 15 mil itens, foi reunido, classificado e catalogado.

Diversas peças do acervo da instituição, como fotografias das décadas de 60 a 90, objetos de trabalho dos agricultores e uma ambientação dos escritórios da Emater das décadas de 70 e 80 poderão ser vistas, num outro espaço montado no prédio da Emater. Também poderão ser conhecidos Diários Oficiais, termos de acordo e documentos com os primeiros projetos da Extensão. Os visitantes poderão ver, ainda, equipamentos audiovisuais, livretos, folders e projetores usados na prática da Extensão.

Um outro segmento do acervo é o que documenta com fotografias, cartazes e troféus, as primeiras feiras realizadas. Por fim, o acervo mostra relatórios de atividades (desde o primeiro de 1956) que marcaram a trajetória da Extensão no Paraná.

Também no dia 15 será inaugurado o Memorial do Agricultor e terá início um ciclo de palestras e cursos dirigidos à vizinhança do prédio da Emater e à comunidade em geral. Durante toda a semana estarão em pauta assuntos como o cultivo de plantas ornamentais, uso das plantas medicinais, alimentação orgânica e cultivo agroecológico.

As atividades acontecem sempre das 9h às 11h e das 14h às 16h. Para participar os interessados devem levar um quilo de alimento não perecível para doação a instituições de caridade.

Na terça-feira (16), o trabalho da Emater será apresentado para os participantes da Escola de Governo, no auditório do Museu Oscar Niemeyer. Na sede da Emater , às 15h, será realizada uma reunião da Asbraer que discute a crise na agricultura brasileira. Às 19h será feita a abertura do Seminário de Extensão Rural Brasil-Sul com o tema: O Papel da Ater (serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural) oficial para a superação dos problemas de seca e renda. No dia 18, quinta-feira, o grupo teatral da Emater apresenta uma peça retratando a história da instituição.

As comemorações continuam na próxima terça-feira (23) quando a Emater homenageia os primeiros extensionistas paranaenses, contratados em 1956. Também serão lembrados os funcionários mais antigos que ainda estão na ativa e os ex-diretores da instituição. Os agricultores não serão esquecidos.

Voltar ao topo