Chávez quer minar acordo de etanol entre EUA e Brasil

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, prometeu minar o acordo entre Brasil e EUA sobre etanol, mas negou qualquer conflito com o Brasil. Em um discurso televisionado, Chávez disse que planeja acabar com a proposta de acordo sobre o etanol da mesma maneira com que fez campanha contra um acordo de livre comércio na América. "Nós estamos trabalhando em uma proposta alternativa", disse Chávez, acrescentando que "da mesma maneira que nós derrotamos a Alca, nós vamos derrotar agora o acordo do etanol.

Os presidentes dos EUA, George W. Bush, e do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, assinaram no mês passado um acordo para promover o uso e produção internacional do etanol. Chávez acusou os EUA de tentarem formar um cartel do etanol para dividir a região e alertou que a produção do combustível irá acabar por destruir o meio ambiente se tentar substituir o consumo norte-americano de gasolina por etanol.

No entanto, o presidente venezuelano negou qualquer conflito com Lula e acusou Washington de tentar criar um confronto na região. "Há uma estratégia para tentar criar uma disputa com o Brasil", disse Chávez. "Nós nunca iremos lutar contra Lula, nós nunca iremos lutar contra o Brasil", afirmou, acrescentando que o "inimigo" da Venezuela são os EUA.

Voltar ao topo