Centro de Agroecologia dá prioridade à agricultura familiar

O Centro Paranaense de Referência em Agroecologia – idealizado pelo Governo do Estado na Região Metropolitana de Curitiba como uma ferramenta de suporte ao desenvolvimento e viabilização da agricultura orgânica e agroecológica no Paraná – está atendendo de modo especial à agricultura familiar. Seus principais objetivos são o de gerar conhecimento técnico-científico, promover treinamento e realizar a conversão das áreas das instituições parceiras para a produção orgânica de alimentos.

"O Centro Paranaense de Referência em Agroecologia, desde sua criação, em março do ano passado, vem buscando cumprir os objetivos maiores a que se propôs, quando foi idealizado pelo Governo do Estado: o de ser um dos atores a impulsionar o crescimento da agricultura orgânica em nosso Estado e ampliar junto aos vários segmentos da sociedade a consciência da preservação ambiental", analisa o vice-governador e secretário da Agricultura, Orlando Pessuti.

Em 2004, através do Fundo Paraná, da Secretaria de Ciência e Tecnologia, foram destinados R$ 2 milhões para o financiamento de projetos de pesquisa, ensino e extensão nas áreas de bovinocultura de leite, manejo de solo, produção de plantas medicinais, e controle fitossanitário.

Além disso, a Sanepar ofertou a cerca de 2 mil pessoas, entre estudantes, professores, funcionários públicos e técnicos de diferentes áreas cursos sobre educação ambiental com ênfase na preservação da qualidade da água e a proteção de mananciais e rios.

Dia de campo

O Centro também organizou "dias de campo" voltados ao manejo, recuperação e conservação dos solos, enfocando especialmente a produção de compostos orgânicos, o uso de adubos verdes e de biofertilizantes e as técnicas corretas para a produção de húmus de minhoca. Estes encontros contaram com a participação de aproximadamente 400 produtores, filhos de produtores e estudantes, que receberam orientações sobre as principais bases de sustentabilidade da agricultura orgânica.

A conversão do espaço que compõe o Centro de Agroecologia – resultado da integração das áreas do Iapar, Emater, Universidade Federal do Paraná, Hospital Colônia Adauto Botelho e Colônia Penal Agrícola – é fruto de um trabalho diário, no qual se faz, entre outras atividades, a produção de biofertilizantes e compostos orgânicos, o plantio de plantas de cobertura de verão e de inverno.

As atividades incluem ainda o cultivo de grãos, a readequação e manejo dos rebanhos, a reforma e implantação de pomares, de hortas e de coleções de plantas medicinais, aromáticas e condimentares, a produção de mudas de espécies florestais e frutíferas nativas, visando à recomposição das matas ciliares e da floresta ombrófila de Montana. 

Voltar ao topo