Campanha visa prevenção a drogas nas areias paranaenses

A Secretaria da Segurança Pública lançou, em parceria com a Paraná Esporte, Federação Paranaense de Vôlei e Federação Paranaense de Surf, a campanha ?Construindo Saúde. Pratique Esporte e não use drogas!?. O objetivo é conscientizar as pessoas sobre os danos sociais, físicos e psicológicos causados pelo uso de entorpecentes.

A solenidade foi realizada, nesta quinta-feira (11), na Arena de Esportes de Caiobá, com a participação do secretário da Segurança Pública e coordenador da Operação Viva o Verão, Luiz Fernando Delazari, e do presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde. Também participaram do lançamento da campanha do campeão olímpico e oito vezes campeão mundial de vôlei de praia, Emanuel Rego, e a bicampeã brasileira de surf, Bruna Schmitz.

?O tráfico de drogas é um crime que traz outros crimes com ele. E o nosso trabalho é acabar com isso. No entanto, não é só o trabalho policial que irá resolver. O tráfico é um problema também social e a prevenção é fundamental?, declarou Delazari. Segundo o secretário, a campanha é importante, porque a prática esportiva contraria o uso de drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas.

Delazari lembrou que esta não é a primeira vez que o Paraná sai na frente, quando o assunto é o combate às drogas. ?Temos o 181 Narcodenúncia, que surgiu no Paraná como 161 e se tornou referência nacional?, disse, explicando que, pelo número de denúncia a população pode ajudar no combate ao tráfico de drogas tendo como escudo o anonimato.

O secretário citou também o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), que é mantido pela Polícia Militar e atende crianças das 4.ª e 6.ª séries do ensino fundamental, bem como os pais ou responsáveis. A prevenção também é a tônica da campanha lançada agora, mas que já tinha sido iniciada no litoral. O coordenador da campanha, o investigador da Delegacia Antitóxico Valdir Machado, também esteve presente ao lançamento que deu a largada à campanha. ?Nós já começamos a campanha e distribuímos cartazes e panfletos em estabelecimentos comerciais do litoral?, contou. A campanha também já foi divulgada nas rodoviárias de Matinhos, Pontal do Sul, Guaratuba e nas balsas que fazem a travessia do ferry-boat.

Atletas

O jogador de vôlei Emanuel e a campeã de surf Bruna serão os primeiros atletas a participar desta campanha. Eles afirmaram que é uma honra emprestar o nome a esse tipo de projeto que só tende a beneficiar pessoas de todas as idades. ?Fico muito feliz de ser um dos padrinhos do projeto. Eu sou exemplo que o esporte pode mudar o futuro das pessoas. E é uma mudança com responsabilidade?, afirmou Emanuel. Para Bruna, que tem apenas 16 anos, mas já é referência no esporte, a iniciativa é importante para evitar que o jovem se envolva com o mundo das drogas. ?Esporte é saúde e quem pratica esporte e se dedica não tem tempo para pensar em besteiras como as drogas?, declarou.

A campanha vai se estender para todo o litoral e em todas as arenas esportivas construídas pela Paraná Esporte haverá cartazes, adesivos e todo material de divulgação. Além deste material gráfico, os profissionais que trabalharão nos eventos lembrarão constantemente sobre a importância da denúncia de tráfico e da prevenção às drogas.

?Vários carros de som vão circular no litoral para alertar as pessoas sobre o uso de drogas e como se prevenir. Profissionais que trabalham com esporte no litoral nos eventos da Paraná Esporte utilizarão o microfone para falar sobre a campanha?, informou Machado. A idéia de Machado, agora, é levar a campanha para a televisão. ?Queremos ampliar o alcance do projeto e vamos buscar parceiros para isso?, disse.

Voltar ao topo