Campanha pela redução da jornada de trabalho é lançada na AL

Diminuir a jornada dos trabalhadores em geral de 44 horas para 40 horas semanais sem redução salarial é o objetivo da Campanha Unificada pela Redução da Jornada de Trabalho. A iniciativa foi lançada nacionalmente há um mês, no estado de São Paulo, e regionalmente hoje de manhã, no plenarinho da Assembléia Legislativa do Paraná, em Curitiba.

A campanha é encabeçada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT). No Paraná, conta com o apoio da Confederação Geral dos Trabalhadores (CGT), Central dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), Força Sindical e Social Democracia Sindical (SDS).

Os integrantes da campanha defendem a coibição de bancos de horas e de horas extras dentro das empresas, também como forma de aumentar os postos de trabalho. Uma proposta seria o aumento do pagamento de horas extras de 50% sobre a hora normal para 75%.

Um dos instrumentos de luta pela redução é a realização de um abaixo-assinado com a intenção de defender, em caráter emergencial, a tramitação da Proposta de Emenda Constitucional 393/01, de autoria do deputado Federal Inácio Arruda (PcdoB-CE) e do senador Paulo Paim (PT-RS), que prevê a redução da jornada sem alterar o valor salarial dos trabalhadores. Os organizadores esperam conseguir coletar um milhão de assinaturas em todo País.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna