Calheiros: iniciativa de projeto de aumento é da Câmara

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse nesta quarta-feira (20) que a iniciativa do projeto de decreto legislativo estabelecendo o reajuste para o salário dos parlamentares é da Câmara dos Deputados. Renan confirmou que os líderes no Senado não vão se reunir para definir o valor do reajuste. "Não precisa de reunião porque a decisão terá que ser dos plenários das duas casas. O ideal é organizar a votação o mais rapidamente possível. Mas a iniciativa é da Câmara".

Ele citou ainda medidas de contenção de gastos que foram adotadas pelo Congresso nos últimos dois anos como o fim das convocações extraordinárias, que representou uma economia de R$ 100 milhões e cortes de custeio que este ano, segundo ele, deverão representar uma economia de R$ 50 milhões.

"A dificuldade para a fixação do teto é obter dos três poderes este propósito. Temos de impor um limite salarial. O Brasil é um país pobre e desigual e não pode continuar pagando os salários que paga", afirmou. E completou: "É importante que um dia cheguemos a um teto do serviço público. O que não pode continuar é essa distorção. Você ter um teto de mentirinha e as pessoas ganharem muito mais que o teto.

Renan participa hoje, junto com o presidente da Câmara, Aldo Rebelo, de missa de Missa de Ação de Graças pelo encerramento dos trabalhos legislativos e confraternização de Natal.

Voltar ao topo