Total de rádios comunitárias ultrapassa a marca de 4 mil

O número de entidades autorizadas a executar o serviço de radiodifusão comunitária no País ultrapassou em julho a marca de quatro mil emissoras, de acordo com dados do Ministério das Comunicações. O coordenador de Serviços de Radiodifusão Comunitária, Gleucione Junior, afirma que no total foram autorizadas 4.001 rádios comunitárias desde 1999. No período de janeiro de 2003 até o momento, foram totalizadas 2.298 emissoras.

O objetivo do governo é que esse número continue crescendo expressivamente, pois além de a rádio comunitária cumprir um papel importante na comunidade, promovendo a solidariedade, a cultura e a educação, evita a proliferação de rádios não autorizadas.

A rádio comunitária, segundo o ministério, é um tipo especial de emissora de rádio FM, de alcance limitado a, no máximo, um quilômetro a partir de sua antena transmissora. Seus objetivos são divulgar a cultura, o convívio social e eventos locais; noticiar os acontecimentos comunitários e de utilidade pública; e promover atividades para a melhoria das condições de vida da população. As rádios comunitárias não podem ter fins lucrativos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna