Temporão diz que brasileiros estão prontos para desenvolver pesquisas

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, destacou a expectativa no Brasil e no exterior, com o resultado da votação sobre a constitucionalidade das pesquisas com células-tronco embrionárias, nesta quarta-feira (28), no Supremo Tribunal Federal (STF), pois segundo ele, o que é votado no país tem repercussões no mundo inteiro.

"Os pacientes precisam de uma esperança para continuar vivendo e acreditando na possibilidade de cura. Os pesquisadores estão prontos para desenvolver pesquisas. Essa é uma das poucas áreas em que o Brasil está na fronteira do conhecimento com o que há de mais moderno no mundo", disse Temporão.

De acordo com o ministro, uma decisão favorável realização de tal tipo de pesquisa poderá permitir que os médicos enfrentem o novo desafio das doenças crônicas do envelhecimento com novas tecnologias e novos medicamentos. "Eu, como ministro, tenho grande esperança de que o Supremo, com tranqüilidade, com serenidade, autorize a pesquisa com células-troncos embrionárias", afirmou.

Temporão disse que, se o Supremo não der a autorização para as pesquisas, o Brasil ficará dependente de tecnologias desenvolvidas em outros países. Quanto posição da Igreja Católica, contrária ao uso das células-tronco embrionárias na pesquisa, por temer que uma decisão favorável do Supremo abra caminho para a legalização do aborto, o ministro enfatizou que a questão religiosa não deve ser colocada.

"Definitivamente, a questão religiosa não está colocada. A meu ver, é questão da ciência, do mundo real dos homens, do sofrimento humano e da capacidade humana de, em cima dos sofrimentos, superá-los e abrir uma possibilidade de cura, de esperança dos pacientes de doenças hoje incuráveis", defendeu.

Voltar ao topo