Empréstimo

STF aprova empréstimo consignado para quem recebe auxílio do governo

Quem tem Bolsa Família poderá pedir empréstimo consignado. Foto: Pixabay

O Supremo Tribunal Federal (STF) validou, por unanimidade, a lei de 2022 de autoria do então presidente Jair Bolsonaro (PL) que ampliou a margem de crédito consignado e liberou a modalidade para beneficiários de programas sociais, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC). O julgamento foi concluído ontem no plenário virtual.

+ Leia mais: Cobra cai de árvore e causa tumulto em ponto de ônibus lotado em Curitiba

A norma foi questionada pelo PDT. Em outubro do ano passado, o ministro Kássio Nunes Marques, relator da ação, negou pedido de liminar para suspender o consignado e manteve a validade da norma. Agora, o Supremo analisou o caso em definitivo. A Corte já havia formado maioria em junho para manter a lei, mas o julgamento havia sido suspenso por pedido de vista do ministro Alexandre de Moraes.

“Não percebo no Texto Magno qualquer baliza normativa que justifique tomar-se como inconstitucional a ampliação do acesso ao crédito consignado. Os novos limites da margem consignável não se mostram incompatíveis com os preceitos constitucionais aventados pelo autor. Ultrapassar a atuação desta Corte como legislador negativo implicaria a invasão no exame da discricionariedade política”, afirmou Nunes Marques em seu voto, seguido pelos demais ministros da Corte.

+ QUE SORTE! Resultado da Mega-Sena 2630: veja os números sorteados

Em outra frente, a medida de Bolsonaro é questionada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O ex-presidente é acusado de crime eleitoral devido ao “pacote de bondades” liberado em ano de eleição. A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) ainda está na fase inicial.

Você já viu essas?

“Quase me bateu na cara”, denuncia cobrador ameaçado por passageira em Curitiba
Constrangedor!

“Quase me bateu na cara”, denuncia cobrador ameaçado por passageira em Curitiba

Conheça seis receitas fáceis de geladinho gourmet para vender
Doce de verão

Conheça seis receitas fáceis de geladinho gourmet para vender

Mega fábrica da Electrolux começa a ser construída na região de Curitiba
Investimentos!

Mega fábrica da Electrolux começa a ser construída na região de Curitiba

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.