Sondagem mostra Serra passando à frente de Ciro

São Paulo

– O último rastreamento feito pelo Datafolha entre os eleitores que possuem telefone fixo revela a persistência do empate técnico entre os presidenciáveis Ciro Gomes (PPS) e José Serra (PSDB), mas com uma inversão das posições: Ciro, que apresentava 22% no levantamento anterior, oscilou dois pontos para baixo e aparece agora com 20%, enquanto o tucano permaneceu com 21%.

No entanto, como a margem de erro é de três pontos percentuais, os dois candidatos continuam tecnicamente empatados em segundo lugar. O presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu quatro pontos e agora lidera com 39%, enquanto Anthony Garotinho (PSB) oscilou um ponto para baixo e soma 9%. Na pesquisa espontânea, na qual o pesquisador não menciona o nome dos candidatos, Lula oscilou três pontos, de 29% para 32%. Ciro oscilou dois pontos para baixo, de 17% para 15%, enquanto Serra oscilou um ponto para cima, de 11% para 12%. Garotinho oscilou um ponto, de 6% para 5%.

O rastreamento consiste em uma série de pesquisas feitas com eleitores que têm telefone fixo em casa – cerca de 54% do eleitorado brasileiro. Ele representa a opinião de uma parcela da população com mais renda e escolaridade e mais concentrada no Sudeste. Por isso não pode ser comparado com os dados da pesquisa tradicional, que representa todo o eleitorado.

Segundo a especialista em pesquisas eleitrais e consultora do Grupo Estado (de O Estado de São Paulo), Fátima Pacheco Jordão, José Serra que apareceu empatado com Ciro Gomes em 17% na última pesquisa do Ibope, tem margem de vantagem que pode beneficiá-lo no confronto com seu oponente. Pesquisa realizada entre os dias 31 de agosto e 1.º de setembro mostra que Serra tem um teto maior na simulação do segundo turno das eleições e melhor apreciação da sua comunicação de campanha , inclusive entre eleitores indecisos, Fátima Jordão observa que houve grande transferência no estoque de votos de Ciro para Serra, na simulação de segundo turno entre os dois candidatos. Serra ganhou 6 pontos e passou de 35% para 41%. Ciro perdeu 7 pontos e caiu de 45% para 38%. A apreciação do programa e comerciais do candidato da Frente Trabalhista caiu de 21% para 13%. Seus adversários permanecem com a mesma pontuação da semana anterior: 29% acham a comunicação de Lula a melhor; a do tucano é apreciada por 19%; a de Ciro, por 13% e Garotinho, 7%.

Na avaliação de Fátima Jordão o contra-ataque do candidato Ciro Gomes, iniciado no programa do dia 31 de agosto, pode ter sustado, ainda que temporariamente, a dinâmica de transferência de votos de Ciro para Serra. A pesquisa divulgada na terça-feira à noite pela TV Globo mostra a manutenção das taxas de intenção de votos de todos os candidatos e queda de 21% para 17% de Ciro. Na semana anterior – imediatamente depois da propaganda eleitoral – os pontos perdidos transferiam-se para Serra. “Esta pesquisa aponta mudança de padrão, já que mostra que a transferência foi estancada e a perda de Ciro transferiu-se para o estoque de indecisos”, diz Fátima Jordão.

Voltar ao topo